
Um vídeo institucional foi exibido para demonstrar as ações do Centro, reconhecido de entidade pública nos três níveis e que tem como missão promover a inclusão dos jovens ao mercado de trabalho. Nacionalmente, a entidade existe há meio século, sendo constituída 13 anos antes da primeira lei de estágio – Lei n. 6494, de 1977.
Em Santa Catarina, o CIEE está presente há 30 anos. Em 2001, o centro ganhou autonomia e passou ser administrado por um conselho voluntário, formado por empresários, educadores e profissionais liberais. Em Jaraguá do Sul, está instalado na Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, com estrutura para atendimento à comunidade e a execução de projetos, como o Programa Aprendiz.
Dentre os benefícios do programa de estágio no ano de 2012 o supervisor destacou o encaminhamento de 51 mil estudantes às empresas. Ao todo, são 17300 empresas e órgãos públicos conveniados. No período, foram criadas 14.159 novas oportunidades de estágio e 104 bolsas foram concedidas. Deste total, segundo Luiz Uller, 65% dos estagiários viram empregos efetivos.
A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul também está entre as conveniadas, com estagiários de nível médio e superior atuando nos mais variados setores da Casa. Uma oportunidade de aprendizado e inserção no mercado dos jovens e contribuindo para os trabalhos do Poder Legislativo.