CIEE apresenta balanço social de 2012 na Câmara

DSC06170O balanço social do CIEE (Centro Integrado Empresa-Escola) foi divulgado a comunidade na sessão ordinária desta terça-feira, 8. O supervisor regional Luiz Carlos Uller apresentou os dados durante a Tribuna Popular, espaço regimental da Câmara de Vereadores para manifestação de entidades sobre assuntos de interesse coletivo.

Um vídeo institucional foi exibido para demonstrar as ações do Centro, reconhecido de entidade pública nos três níveis e que tem como missão promover a inclusão dos jovens ao mercado de trabalho. Nacionalmente, a entidade existe há meio século, sendo constituída 13 anos antes da primeira lei de estágio – Lei n. 6494, de 1977.

Em Santa Catarina, o CIEE está presente há 30 anos. Em 2001, o centro ganhou autonomia e passou ser administrado por um conselho voluntário, formado por empresários, educadores e profissionais liberais.  Em Jaraguá do Sul, está instalado na Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, com estrutura para atendimento à comunidade e a execução de projetos, como o Programa Aprendiz.

Dentre os benefícios do programa de estágio no ano de 2012 o supervisor destacou o encaminhamento de 51 mil estudantes às empresas. Ao todo, são 17300 empresas e órgãos públicos conveniados. No período, foram criadas 14.159 novas oportunidades de estágio e 104 bolsas foram concedidas. Deste total, segundo Luiz Uller, 65% dos estagiários viram empregos efetivos.

A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul também está entre as conveniadas, com estagiários de nível médio e superior atuando nos mais variados setores da Casa. Uma oportunidade de aprendizado e inserção no mercado dos jovens e contribuindo para os trabalhos do Poder Legislativo.