Defesa Civil fará inspeção em imóveis na Tifa Martins

10409191_549351001841845_8039358082126236328_nPor solicitação do vereador Arlindo Rincos, equipes da Defesa Civil do Município de Jaraguá do Sul começam a partir de segunda-feira, 07, a fazer vistorias em 20 casas atingidas por deslizamento de terras na Rua das Flores, no bairro Tifa Martins. A ação foi acertada na reunião, realizada na tarde de hoje, 03, na Câmara de Vereadores, com a participação de técnicos da técnicos e engenheiros do órgão, vereadores e moradores.

No trabalho, os engenheiros avaliarão o tipo de construção e também a possibilidade de novos escorregamentos de terra no local. Do total de imóveis interditados, em 2008, apenas um foi desocupado. Na época, a equipe sugeriu a adequação do sistema de drenagem para avaliar a residência novamente e ter a certeza de que o imóvel poderia ser liberado.

De acordo o secretário da Defesa Civil de Jaraguá do Sul, Marcelo Prochnow, as inspeções possibilitarão à Prefeitura avaliar à dimensão dos danos causados, com objetivo de planejar ações de assistência aos moradores da região. Estima que o trabalho deva ser concluído em 20 dias quando os laudos serão analisados por técnicos da Defesa Civil.

O vice-presidente da Associação de Moradores da Tifa Martins, Arildo Mosqueta, um dos moradores que foram orientados a desocupar o imóvel, explica que no período chuvoso, as famílias só tem tempo para retirar alguns de seus pertences de dentro das residências. Para ele, o prejuízo maior é o moral e emocional. “Ficamos sempre em alerta”, disse.

Para o vereador Arlindo Rincos, a avaliação dos imóveis é imprescindível, justamente para verificar se há riscos na permanência dos moradores no local. “Tem casas que estão muito próximas de áreas de deslizamento, expondo os moradores à grande risco. Precisamos vistoriar os locais e ver o problema de perto para então conseguirmos apresentar as soluções, e nesse caso precisamos de soluções eficientes”, disse o parlamentar.