Doulas discutem criação de lei municipal

IMG_0444A assessoria da presidência da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul recebeu na tarde desta quinta-feira (12/02), um grupo de mulheres, conhecidas como doulas. O objetivo da reunião foi discutir a criação de legislação municipal para a regulamentação deste trabalho.

A palavra “doula” vem do grego “mulher que serve”. Atualmente é aplicada às mulheres que dão suporte físico e emocional a outras mulheres antes, durante e após o parto. O serviço de doula já está regulamentado em diversos estados e municípios brasileiros e Jaraguá do Sul entra na luta pela conquista destes direitos.

O encontro dessa tarde, reuniu representantes da Câmara de Vereadores, dos Hospitais Jaraguá e São José, da Secretaria Municipal de Saúde, da Gerência Regional de Saúde e do Grupo Eva, que vão trabalhar em conjunto na construção desta lei. A regulamentação das doulas em Jaraguá do Sul também faz parte do projeto do poder público em instituir de fato o parto humanizado preconizado pelo Sistema Único de Saúde. A próxima reunião será no dia 23/02, as 9 horas, na sede do legislativo jaraguaense.

O grupo de trabalho para a construção da “Lei das Doulas” é integrado por Dinoalberto de Lucca Moreira (CMJS), Luciana Lehmann (CMJS), Fábia Schaefer (Hospital São José), Thays Daiani Almeida (Hopsital Jaraguá), Luciéli Pereira da Silva (Secretaria Municipal de Saúde), Andreia Albuquerque (24ª Gersa), Luciana Dreher Hermes (Secretaria Municipal de Saúde), Aline Roberta Cabral Reinhold (Secretaria Municipal de Saúde), Lilian de Brito Eger (Grupo Eva) e Elaine D. H. Odwazly (Grupo Eva).