Em 1ª reunião, Grupo de Trabalho solicita informações

DSC03536A primeira reunião do Grupo de Trabalho que vai analisar execução do serviço, qualidade, receitas, despesas e lucros da empresa que detém a concessão do transporte coletivo de Jaraguá do Sul definiu novos pedidos de informações. O encontro foi nesta quarta-feira, 22, na Câmara de Vereadores. De acordo com os representantes dos movimentos populares, vereadores e do Executivo, faltam dados de fiscalização, como controle de catracas, número de linhas, relatórios demonstrativos financeiros e contábeis e o número da frota de veículos. As solicitações foram encaminhadas para a empresa Viação Canarinho e para a Prefeitura.

O diretor de Trânsito, Rogerio Kumlehn explicou que os documentos apresentados pela empresa até o momento não são suficientes para conduzir os estudos que demonstrem a viabilidade do transporte coletivo. Outro aspecto preocupante é que o Município não detém informações importantes sobre o controle da concessão, o que obriga o grupo, num primeiro momento, ficar depende de informações a serem apresentadas pela concessionária. O representante do movimento Jaraguá em Foco, Sérgio Peron, solicitou auxílio de técnicos para, se necessário, confrontar os dados fornecidos pela concessionária.

Para a próxima reunião, que ocorre no dia 29, às 17h, a pauta será um estudo da pesquisa realizada pelo Ipplan e o último Índice de Passageiros por Quilômetro – IPK a ser apresentado pela Viação Canarinho, juntamente com as planilhas de custos e qualidade do transporte coletivo, seguindo sugestão do vereador Arlindo Rincos que deseja avaliar os constantes prejuízos financeiros apresentados pela empresa. Foram pedidas, ainda, informações claras sobre os elementos que teriam levado ao déficit de R$ 700 milhões no ano passado. “Estamos aguardando os próximos passos para verificar mesmo se os números condizem com a realidade”, disse o parlamentar.

No grupo, coordenado pelo vereador Arlindo Rincos, participam os parlamentares João Fiamoncini e José de Ávila, representantes dos movimentos populares Jaraguá em Foco, do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Católica SC e da União Jaraguaense das Associações de Moradores (Ujam), do Executivo, da concessionária de transporte e empresários.