
A medalha vem envolta de muito saudosismo ao nome que carrega, é Geraldo Werninghaus quem empresta o nome a honraria, com biografia forte, foi bombeiro voluntário e fundador da corporação, empresário/empreendedor do grupo WEG e politico de brio e ética invejável, a ideologia Geraldo esta presente em toda a sociedade jaraguaense e é usada inclusive em campanhas politicas como estilo de administração e competência.
O empresário e ex-prefeito morreu, aos 67 anos, vítima de acidente de trânsito, ocorrido em 1999, na BR 280, em Corupá. Na iniciativa privada foi um dos fundadores da Weg Motores e na vida pública se destacou por instituir o modelo de gestão empresarial na Prefeitura de Jaraguá do Sul. Em sua carreira política meteórica, o bem sucedido empresário no Estado, implantou na Prefeitura uma política austera, com a finalidade de manter estabilidade financeira, para realização de obras que estavam mudando a infraestrutura do município, na época o terceiro parque industrial de Santa Catarina.
A medalha é oriunda da iniciativa do parlamentar Eugênio Juraszek (PP) e foi instituída pela lei municipal nº 6715/2013, mas somente agora terá seus primeiros agraciados, a honraria tem por objeto condecorar pessoas vivas e residentes no município que, reconhecidamente, tenham prestado ato de grande bravura e heroísmo em situações de extrema necessidade e perigo eminente. “A maior lição sempre foi o exemplo. O exemplo fala mais alto que qualquer palavra. É o que passou para todos nós o Geraldo Werninghaus. Precisamos incentivar os bons exemplos”, justifica o vereador Eugênio.
Texto: assessor parlamentar João Berti