Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Escola do Legislativo entrará em funcionamento

COMPARTILHE

A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul é pioneira, na região do Vale do Itapocu, na instalação da Escola do Legislativo e terá o objetivo de fortalecer a democracia e oportunizar o aprimoramento e a qualificação dos parlamentares, servidores, lideranças comunitárias e políticas. O novo programa será lançado nesta segunda-feira, 02 de outubro, às 19h, no auditório da Católica.

A instituição terá o nome de Escola do Legislativo Vereador Professor Balduino Raulino e desempenhará um papel importante na formação cívica, no aprimoramento dos conhecimentos políticos e na promoção da participação cidadã. Além disso, por meio de programas de educação serão viabilizados palestras, seminários, workshops e cursos.

A Escola do Legislativo terá suas atividades na sede da Câmara de Vereadores e, também, contemplará a função de coordenar e executar programas e ações institucionais da Câmara Municipal, como o Alunos no Legislativo, Câmara Mirim, Câmara Aberta, Câmara.Com Você, Programa Permanente de Visitação ao Legislativo, entre outros.

O projeto de Lei que criou a Escola do Legislativo é de autoria do Presidente da Casa, Luís Fernanda Almeida e tem a assinatura de coautoria dos vereadores Ronnie Lux e Osmair Gadotti, todos do MDB.

Balduino Raulino

Nascido em Nova Trento em 1945, percorreu uma notável trajetória de vida e contribuição para sua comunidade. Sua atuação na área educacional foi notável, incluindo a criação de escolas, estruturação do sistema educacional municipal e contribuições para a União dos Dirigentes Municipais de Educação de SC (Undime). Ele acreditava que a educação era a espinha dorsal da sociedade e da democracia.

Além disso, Balduino destacou-se no turismo, introduzindo a inovadora ideia do turismo férreo e apoiando diversas atividades esportivas na cidade. Sua incansável dedicação à cultura local resultou na fundação de museus, eventos culturais, associações culturais e participação na criação da Schützenfest.

Sua carreira política também teve um impacto significativo, com mandatos como vereador e contribuições para a primeira Lei Orgânica do Município. Ele partiu em 2023, deixando um legado duradouro de realizações e um exemplo inspirador de serviço à comunidade e dedicação à educação, cultura, esporte e democracia.