Escola Marcos Verbinenn completa 20 anos e sedia Sessão Itinerante

Na noite de ontem, 22, a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul prestou homenagem aos 20 anos de fundação da Escola de Ensino Fundamental Marcos Emílio Verbinnen em sessão itinerante no bairro Estrada Nova. A iniciativa foi do vereador Justino da Luz.

O primeiro presidente da APP (Associação de Pais e Professores) da escola, Romeu Becker, foi homenageado pelos vereadores. Becker auxiliou na criação da escola e lutou por melhorias pelo ensino e também, pela comunidade.

Justino da Luz ressaltou o comprometimento dos funcionários e professores no decorrer das duas décadas de funcionamento. “Na escola Marcos Emílio Verbinnen se gera conhecimento e se aplica conhecimento. A equipe de professores assumiu a camisa, muitos agora moram no bairro. E a  APP está sempre em buscas de melhorias para a instituição”, disse.

O vereador apontou a superlotação da escola, que hoje abriga em torno de 820 alunos. Segundo ele, é uma reivindicação antiga dos moradores e é consequência da expansão do Estrada Nova. “Já foram vários ofícios enviados e há um projeto de ampliação da educação infantil em andamento, mas mesmo assim não vai suprir a necessidade do bairro”, observou.

Ao final, parabenizou a diretora Isabel Bressan, funcionários, professores e a comunidade que de acordo com Justino, assumem a camisa da Marcos Emílio Verbinenn. “A luta não pode parar. Não podemos só ficar lamentando, temos que parabenizar a todos que fizeram parte desses 20 anos de lutas e conquistas”, encerrou.

A diretora de Ensino Fundamental, Sirlei Maria Schappo, representando o Secretário Municipal da Educação, Silvio Celeste Bard, disse em seu discurso, que há 20 anos o cenário que se observava do Estrada Nova é muito diferente da realidade atual. Ela exaltou a inserção da escola no bairro e afirmou ser uma vitória, pois “hoje se vê o quanto ele evoluiu e evoluiu porque o povo que aqui mora batalha por ele”.

Sirlei falou sobre a parceria estabelecida pela luta do ensino de qualidade. “Quem está aqui realmente trabalha pela escola. Neste trabalho, temos que agradecer a participação dos pais e da comunidade, que faz a diferença para a escola se tornar cada vez melhor e também, a participação do grupo de professores e funcionários, que fazem a diferença todos os dias”.

O presidente da Câmara, Jaime Negherbon, encerrou e disse que a escola Marcos Verbinenn é o reflexo do crescimento do bairro. “Hoje este bairro é o que é graças à escola. Temos uma escola a altura, que atende essa comunidade. O Estrada Nova cresceu tanto que precisa de uma nova escola”, observou.