Estudantes do IF-SC apresentam indicações em sessão da Câmara

Os alunos do ensino médio do Instituto Federal de Santa Catarina, câmpus Jaraguá do Sul, visitaram a Câmara de Vereadores para apresentar suas reivindicações aos parlamentares. As indicações foram lidas pela aluna Sophia Cardoso na sessão desta terça-feira, 26, na tribuna do plenário. A atividade faz parte do programa CÂMARA.COM VOCÊ, que aproxima os jovens das escolas de ensino médio do município da política local.

Entre as indicações feitas pelos estudantes, estão:

1) O desarquivamento do PL que cria o Dia Municipal Contra a Homofobia;

2) Realizar palestras sobre normas de trânsito para ciclistas, uma vez que muitas crianças e adolescentes já dirigem suas bicicletas em meio ao trânsito sem conhecer as regras;

3) Revisar/fiscalizar o processo de escolha da empresa responsável pelo transporte público do município, pois conta com altas tarifas, veículos precários e poucas linhas;

4) Planejar ciclovia na Avenida Getúlio Vargas, pois é uma avenida movimentada que não possui espaço para ciclistas;

A vereadora Natália Petry afirmou que vai resgatar e reapresentar o projeto contra homofobia. O projeto de lei 74 de 2015, de autoria de Petry, instituiria o dia 17 de maio como o Dia Municipal de Combate a Homofobia, Lesbofobia e Transfobia. O PL foi rejeitado, na época, por cinco votos a três.

Arlindo Rincos também se manifestou sobre os temas apresentados pelos estudantes. O vereador lembrou que o processo de licitação para escolha da empresa que fará o transporte público na cidade já foi questionado por ele. Rincos mostrou-se preocupado com o curto tempo que a Administração Municipal de Jaraguá do Sul tem para abrir nova licitação, o que deve ser feito até agosto deste ano.

Além disso, o parlamentar assegurou que vai trabalhar para que a ciclovia na avenida Getúlio Vargas receba atenção do Poder Público do município.