Ex-secretário da Defesa Civil presta esclarecimentos para comissão

DSC09561Na quinta-feira, 10, a comissão especial, criada pela Câmara de Vereadores, com a finalidade de identificar as obras públicas necessárias para a prevenção e redução dos efeitos das enchentes se reuniu novamente.

O ex-secretário municipal de Defesa Civil, Jair Alquini, participou do encontro para informar quais obras relevantes preventivas e de reconstrução foram realizadas em 2008, 2009 e 2011 para conter os efeitos das enchentes.

Conforme Alquini, durante o período que esteve à frente da Defesa Civil possuía um projeto para a implantação de 18 pontos de controle metereológico, porém, devido a questões burocráticas, foram implantados somente cinco, que atualmente funcionam parcialmente.

O ex-secretário também alertou dizendo que neste ano deve acontecer mais uma enchente igual a do ano de 1911, onde os rios Itapocu e o Jaraguá se encontraram. “A cidade está sujeita a repetir esse evento”, destacou. A forma de alertar a população seria através do monitoramento realizado pelas estações.

Alquini ainda ressaltou que entregou toda a documentação necessária para a nova administração da Defesa Civil.

O vereador Jair Predri destacou que a intenção da comissão não é achar culpados, e sim fazer um comparativo dos anos. “Sabemos que a burocracia é grande, por isso nem tudo que queremos desenvolver sai do papel”, afirmou.

Os vereadores Jair Pedri, Jeferson Luís de Oliveira, Eugênio José Juraszek, José Osório de Ávila e Amarildo Sarti fazem parte do colegiado que se reúne todas as quintas-feiras, a partir das 16 horas, na sala em U, da Câmara de Vereadores.