Ex-secretário de Reconstrução participa de reunião da comissão das enchentes

DSC00086O ex-secretário municipal de Reconstrução, Ingo Paulo Robel, participou nesta quinta-feira, 31, da reunião semanal da comissão especial, criada pela Câmara de Vereadores, com a finalidade de identificar as obras públicas necessárias para a prevenção e redução dos efeitos das enchentes.

No encontro, sugeriu a realização de ações relevantes preventivas e obras de  reconstrução para conter os efeitos das enchentes, como desassoreamento e  revitalização das encostas dos rios e limpeza da tubulação. Também cobrou a implantação de 18 pontos de controle meteorológico que poderia, na sua visão, alertar a população, através do monitoramento pluviométrico.

Ingo Paulo Robel, ao repetir as declarações dos ex-secretários municipais da Defesa Civil, Jair Alquini, e de Planejamento, Aristides Painstein, a comissão, se mostrou preocupado com a possibilidade de ocorrer novamente uma enchente igual a do ano de 1911, onde os rios Itapocu e o Jaraguá se encontraram e deixaram grande parte da cidade submersa. “Temos que reforçar os Nudecs – Núcleo Comunitário de Defesa Civil – para dar um suporte muito grande nas fiscalizações e monitoramento em períodos de chuva”, frisou.

Comissão

Os vereadores Jair Pedri, Jeferson Luís de Oliveira, Eugênio José Juraszek, Jocimar de Lima e Amarildo Sarti fazem parte do colegiado que se reúne todas às quintas-feiras, a partir das 16 horas, na sala em U, da Câmara de Vereadores. Na sequência dos trabalhos, no mês de agosto, serão convocados os secretários de Defesa Civil, Marcelo Prochnow, de Planejamento e Urbanismo, Ronis Bosse, e o gerente de Projetos, Antônio Carlos da Luz, em busca de conhecer quais projetos estão protocolados junto aos órgãos federais e estaduais para captação de recursos.