Falta para exames na Rede

vereadora Natália Lúcia Petry (PMDB)

A vereadora Natália Lúcia Petry solicitou as mulheres que agendam exames na Rede Feminina de Combate ao Câncer para que compareçam ao local no dia e hora marcados. Conforme a presidente da entidade, Rozanda Balestrin, são muitos os casos de faltas, sem qualquer comunicação pela paciente. A vereadora pede que, caso ocorram imprevistos, que comuniquem a Rede, permitindo assim que outras mulheres possam ser atendidas, uma vez que a fila de espera é grande.

Vereadora cobra melhorias na saúde

Natália também disse que, através de entrevista em uma rádio, soube que o Hospital São José está aplicando o Protocolo de Manchester. A vereadora entende que, para que o hospital possa estabelecer os atendimentos de acordo com a gravidade dos casos, é preciso que toda a rede pública de saúde esteja em pleno funcionamento. Ou seja, que todos os postos de saúde tenham médicos, que os dois PAs (Pronto Atendimento) funcionem adequadamente, e que seja ampliado o programa Estratégia Saúde da Família. “Jaraguá do Sul é um dos municípios com um dos menores índices de implantação do ESF, comparado com Schroeder, que atingiu 100%. Jaraguá tem apenas 18%, o que dificulta o atendimento a população, a prevenção, e faz com que pronto socorro tenha esta demanda que se excede a cada dia”, afirmou.

As solicitações todas foram tiradas como encaminhamentos da audiência pública sobre a saúde promovida pela Câmara em 2011.