Fiamoncini cobra ações da Defesa Civil

Sessão 19-02-15 088O vereador João Fiamoncini (PT) cobrou ações da Secretaria Municipal da Defesa Civil, ao fazer uso da palavra na sessão ordinária desta quinta-feira (19/02). Falou sobre a dificuldade da pasta em realizar ações e desenvolver laudos para desinterdição de residências na cidade. Contou que em 2008 houve deslizamento em algumas casas no bairro Três Rios do Norte. Naquela ocasião a Prefeitura indenizou várias famílias e algumas delas receberam apartamentos para morar. Em uma determinada situação umas destas famílias acabou voltando para a antiga casa, que até então está interditada pela Defesa Civil. “Esta senhora, que retornou com os filhos para a antiga casa tentam junto a Defesa Civil, a desinterdição desta residência para que possa religar a luz e a água, mas até o momento nada foi feito”, explicou o parlamentar. João disse que está auxiliando esta família para que a desinterdição ocorra, “porém o órgão municipal ainda não foi até a casa desta pessoa para fazer a análise de dar um laudo. Há 15 dias ela conversou com o secretário de Defesa Civil, Marcelo Prochnow. Ele disse que iria verificar a situação e ainda não apareceu”. João disse ainda que se em 2008 não aconteceu nada com a casa e até hoje não tem nada, não tem porque estar interditada.

De acordo com Fiamoncini existem mais de 500 residências interditadas em Jaraguá do Sul e não se sabe qual é a dificuldade de realizar estas vistorias e fazer os laudos. “Acredito que destas 500, 100 ou 150 podem ser novamente habitadas. A Prefeitura poderia desenvolver um projeto onde os moradores façam os muros de contenção, as calhas e o que for preciso, mas que possam voltar a morar em suas casas, mas nem isso está conseguindo fazer”, falou.

Em aparte, o vereador Amarildo Sarti (PV) pontuou que tem recebido muitas ligações sobre os encaminhamentos da Defesa Civil. “São muitas reclamações desta pasta e o que me preocupa é que não tem uma rotina de trabalho. Não tem um cronograma e não sabemos o que dizer ao cidadão. É preciso fazer um trabalho de retirada da famílias de área risco. Isso deve ser feito”, salientou.

Já o vereador Jair Pedri (PSDB) afirmou que está desde o início do mandato buscando alternativas para desinterditar alguns imóveis que precisam de um novo laudo. Ele lembrou que comentou com a vereadora Natália no ano passado, para que a Câmara de Vereadores encaminhasse recursos das sobras para que a Defesa Civil contratasse uma empresa para fazer laudos.  “Mas hoje existem profissionais para interditar, mas não para desinterditar.Então acredito que a contratação de uma empresa não resolveria”, comentou Pedri. Também utilizando a palavra, Jeferson de Oliveira falou que quem está lá tem que saber interditar e desinterditar. Estão há dois anos e três meses pontuando e não conseguem fazer a desinterdição”. Ao finalizar, João Fiamoncini salientou que vai continuar cobrando o secretário e a secretaria para que se dê norte aos trabalhos da Defesa Civil de Jaraguá do Sul.