Horta comunitária do bairro Água Verde – um projeto que deu certo

DSC01366Antes, no terreno, localizado na confluência das ruas 482 e Leno Nicoluzzi, no bairro Água Verde, muito mato, entulhos e lixo doméstico. Hoje uma horta comunitária produtiva que está transformando a vida dos moradores das imediações. Na área de 1036m²  foram construídos 19 canteiros onde se cultivam alface, almeirão, brócolis, nabo, pepino, tomate, cebolinha, cenoura, pimentão, vagem e outras hortaliças e até plantas medicinais.

A moradora Celestina Nardelli Glowatzki conta que além de servir como fonte complementar a mesa de famílias com uma alimentação orgânica e saudável, o ato de cultivar a terra, plantar sementes, acompanhar o crescimento de seus frutos, dividir os cuidados e compartilhar sua produção são atividades que trazem bem-estar e união entre as pessoas e comer o que cultivou tem sabor especial. “Ainda mais um espaço organizado onde as pessoas se dividem nos cuidados de uma horta comunitária. O local é aberto a todos que queiram contribuir e colher com bom-senso. E o interessante é que a horta não é destruída, ela é de todos e todos cuidam dela”, conta Celestina, que encontrou na horta comunitária uma maneira de manter o equilíbrio e qualidade de vida.

Tudo começou quando a moradora e o vereador Jeferson de Oliveira decidiram juntos mostrar para a comunidade a importância do trabalho coletivo que poderia trazer avanços e melhorias para todos. Reuniram um grupo de moradores e limparam o terreno. Na sequência firmaram parceria com o Poder Público para cultivar a área, dentro do projeto Germinar, onde a Prefeitura disponibiliza todo o material necessário para a implantação da horta, desde estrutura, além de ferramenta, orientação técnica, maquinário para preparação dos canteiros, adubação e sementes.

Por ser um projeto excelente, muitas famílias adotaram a área e começaram a produzir alimentos, que antes eram comprados nos sacolões e mercados da cidade e foi fundamental estabelecer critérios de cada família no cultivo e na colheita. Hoje cada uma cuida de uma área, que é identificada com uma placa correspondente ao número de apartamento ou casa.

Para o vereador Jeferson de Oliveira, o projeto traz enormes benefícios para a cidade. “O trabalho desenvolvido nas hortas é muito maior que simplesmente produzir alimentos”, explicou o vereador afirmando que ela é um instrumento de demonstração, incentivo, capacitação e geração de renda.

O projeto Germinar teve início em 2013 e hoje está presente em 11 bairros da cidade. O objetivo da Secretaria de Desenvolvimento Rural é instalar 44 hortas até o final de 2016. “Um  exemplo de cooperação que vem transformando terrenos desocupados em espaços para o convívio e melhoria da qualidade de vida dos moradores”, ressaltou Jeferson de Oliveira.