Instituto Jourdan discorre sobre atividades

Benyamin Parham Fard, presidente do Instituto Jourdan, esteve na Câmara Municipal na noite de ontem, 8, para explanar sobre o desempenho e realizações da pasta. Benyamin apresentou um relatório detalhado de gestão e também apresentou o Sistema de Informações Integradas de Jaraguá do Sul – JARAGUÁGEO.

1982007_510281729082106_8756617260592276479_nSegundo o presidente do instituto, o Sistema de Informações Integradas está previsto no Plano Diretor do município, além de ser estrutura fundamental da lei que criou o Instituto Jourdan. O JARAGUÁGEO busca a integração entre os diversos órgãos municipais e também aperfeiçoar o compartilhamento de informações em tempo real, a partir de uma única base de dados que possibilidade um profundo conhecimento da realidade do da cidade. “Há a intenção de levar esse banco de dados para a internet, onde estará acessível para todos os munícipes”, revelou Benyamin.

Para o presidente da Câmara Municipal, Arlindo Rincos, o Sistema de Informações Integradas de Jaraguá do Sul – JARAGUÁGEO é um instrumento poderoso para ser utilizado em prol do desenvolvimento da cidade. “Em cima dele poderemos estipular as metas e colher resultados”, afirmou Rincos.

Sobre o tempo de abertura de empresas na cidade, o presidente do Instituto Jourdan afirmou que a falta de interação entre as secretarias responsáveis pelo processo e os órgãos fiscalizadores eram um dos principais problemas enfrentados. “No ano passado lançamos um caderno com 11 medidas, implantadas quase em totalidade, que tinham como objetivo dar celeridade ao andamento de aberturas de empresas”, comentou. “A média nacional é de 108 dias para que o processo finalize, em Jaraguá do Sul reduzimos para 5”, revelou. Ele também destacou a implantação da incubadora que beneficia empreendedores individuais do município sem registro formal na prefeitura.