Ipplan apresenta pesquisa de mobilidade na Câmara

O resultado da pesquisa de mobilidade urbana foi apresentado pela presidente do Ipplan – Instituto de Pesquisa e Planejamento Físico-Territorial de Jaraguá do Sul -, Thais Henning, na sessão desta terça-feira, 3. O secretário de Planejamento, Aristides Panstein, também esteve presente, atendendo ao convite feito pelo vereador Afonso Piazera Neto.

Segundo a engenheira, a pesquisa que foi entregue ao instituto no dia 12 de março congrega oito volumes. Foram feitos três tipos de pesquisa, envolvendo os 38 bairros do município. Na pesquisa domiciliar, foram feitas 1220 entrevistas, incluindo o movimento de todos os moradores de cada domicílio, totalizando assim 4132 moradores.

Thais explicou que o objetivo inicial é aprimorar o sistema de transporte coletivo e, futuramente, a implantação de um sistema de mobilidade urbana. “Entendemos que o transporte coletivo é estratégico para o município. Quanto mais nós tivermos passageiros, menos carros teremos nas ruas e menos problemas com mobilidade”, afirmou.

Ela também informou que a pesquisa incluiu o levantamento socioeconômico das pessoas, o seu perfil, o meio de transporte utilizado, a finalidade do deslocamento e o trajeto. “O planejamento deve trabalhar de forma sistêmica. Tem que conhecer as demandas, deve entender quais os recursos e quais os objetivos”.

Também foi realizada a pesquisa ponto de fluxo, em 26 pontos estratégicos determinados pela Diretoria de Trânsito, com 700 entrevistas. A outra foi a pesquisa de embarque e desembarque, com 974 entrevistas ao todo.

Ao fim da explanação, o vereador Afonso Piazera Neto disse que solicitou a vinda na Câmara pois os dados divulgados através da imprensa à comunidade demonstravam superficialidade em relação ao conteúdo integral da pesquisa.

vereador Jaime Negherbon (PMDB)

O vereador Jaime Negherbon questionou se a pesquisa envolveria a criação de corredores exclusivos para os ônibus na cidade. A engenheira informou que a pesquisa vai apontar todas as demandas necessárias. Negherbon também cobrou sobre o passe único, hoje praticado com valores diferenciados.

Justino da Luz cobrou a criação de linhas interbairros, um pedido da comunidade. Para o vereador Ademar Possamai, a pesquisa mostrou que muitas pessoas não conhecem o transporte coletivo e seu funcionamento. Ele sugere que sejam colocados nos abrigos os horários que os ônibus passam naquele ponto. “Aí começa a criar confiança e as pessoas passam a utilizar”, comentou.

O secretário Aristides Panstein agradeceu a oportunidade e informou que a pesquisa é o primeiro trabalho do recém-criado instituto. Ele lembrou que o Ipplan consta do plano de governo da atual administração e que, com ele, o município passa a ter uma “equipe pensante única e exclusivamente”. E, por consequência, a secretaria passa a se dedicar somente à ação operacional. “É uma ferramenta indispensável para o crescimento de Jaraguá do Sul. A necessidade de ter as ferramentas definidas para que os empreendimentos possam ser feitos da forma correta e com crescimento ordenado”, concluiu.