Marista e Jangada apresentam indicações na Câmara

O projeto Câmara.com Você realizou mais uma atividade no plenário do Legislativo jaraguaense nessa terça-feira, 21. Alunos do ensino médio da cidade trouxeram sugestões de melhorias no trânsito e áreas de lazer. A estudante do Colégio Jangada, Amanda Caron, leu as seguintes indicações na tribuna da Câmara de Vereadores:
SESSÃO 21-06 (14)

1.       Sinalização na esquina das ruas 25 de julho e Josephina Vavassori, pois os carros param na entrada da rua, impossibilitando a passagem de outros carros;

2.      Fiscalização da calçada em frente ao lar dos idosos, na rua Domingos Rodrigues, pois se encontra em um estado deplorável;
3.      Instalação de uma lombada eletrônica ou faixa elevada em frente à Verdureira da Raquel, na rua Procópio Gomes. Já houve uma morte em 2015 e ocorrem frequentes acidentes no local;
4.      Ampliação da faixa de pedestres em frente a ponte do Kolbach, pois ciclistas e pedestres dividem um pequeno espaço na travessia da rua;
5.      Asfaltamento da rua Maria Madalena Lopes Sant’anna, em Nereu Ramos, pois há muito pó em dias de sol e muita lama em dias de chuva. Com a passagem de ônibus e caminhão, o problema se agrava.

O aluno Christian da Silva, do Colégio Marista São Luís, apresentou as seguintes sugestões:

SESSÃO 21-06 (17)

1.       Mudar o fluxo do trânsito em lugares onde há congestionamentos, utilizando a nova ponte Rau/Amizade, abrir novas ruas e construir mais pontes que facilitem a locomoção na cidade. Principalmente desviar caminhões com grandes cargas do centro e desviar o trilho do trem, que causa congestionamento;

2.      Melhoria e ampliação das calçadas, com largura padrão, implantação de rampas de acesso para deficientes, e padrão maior para calçadas com árvores;
3.      Desentupimento das boca-de-lobo de toda cidade, assim diminuindo o risco de enchentes, principalmente em épocas de chuvas. Tudo isso passa também pela modernização desse sistema de escoamento da cidade;
4.      Transformação da área vaga nas dependências da Arena Jaraguá em um ponto de convivência e lazer, com a implantação de áreas poliesportivas, e abertura de pequenos negócios para render lucro e atrair mais pessoas.

O vereador Arlindo Rincos comentou a indicação de “fiscalização da calçada em frente ao lar dos idosos, na rua Domingos Rodrigues”. Segundo o parlamentar, em 2013 um projeto foi apresentado no Legislativo para que fosse sanada essa situação, mas afirmou que até agora nada foi feito. “Outra situação é a ampliação da faixa de pedestres em frente a ponte do Kolbach que até agora não foi feita e aqui estão os alunos pedindo novamente essa adequação” ressaltou.

As reivindicações vão para o Executivo em forma de ofício para que a Administração Municipal possa dar o encaminhamento. O Câmara.com Você continua suas atividades na próxima quinta-feira, 23, quando alunos dos colégios Evangélico, Senai e José Duarte Magalhães participarem da sessão ordinária às 15h30 para também apresentar suas propostas.