Moção apela contra o fechamento de turmas

DSC09964A manutenção das turmas de ensino médio na Escola Alberto Bauer voltou a ser tema de discussão na Câmara. Desta vez, uma moção de apelo subscrita por todos os vereadores foi colocada em votação e aprovada na noite de ontem, 2. A inclusão na pauta se deu a pedido do vereador Arlindo Rincos, que desde o começo do ano vem se movimentando pela reabertura das turmas.

Ele, inclusive, participou de reunião com o secretário estadual de Educação, Eduardo Deschamps, conjuntamente com o presidente da Câmara, José Ozório de Ávila, e a vereadora Natália Lúcia Petry, atualmente licenciada. Rincos também disse que a Associação de Moradores do Amizade/Czerniewicz entrou com representação no Ministério Público, resultando na abertura de um inquérito civil. “Mas até agora sem conclusões”, disse.

Um abaixo-assinado também foi feito pela comunidade local, com 650 assinaturas contra a medida. Segundo ele, a comunidade sente o fechamento das turmas, pois os jovens tiveram de procurar outras instituições para concluir os estudos. A mais próxima delas é o Abdon Batista. Conforme Rincos, a moção é a última tentativa para reverter a situação. O documento será enviado ao governador do Estado, Raimundo Colombo, ao secretário estadual de Educação, ao secretário de Desenvolvimento Regional, Lio Tironi, a gerente regional de Educação, Lorita Karsten e aos deputados estaduais.

Outra moção aprovada na sessão de ontem, e dirigida aos mesmos representantes do poder público, solicita a construção urgente de um ginásio de esportes ou quadra poliesportiva na Escola de Educação Básica Alvino Tribess.