Moradores ameaçam fechar rua em Três Rios do Sul

DSC00254DSC00254A situação das ruas Augusto Demarchi, Prefeito José Bauer e Waldemar Rau, localizadas nos bairros Três Rios do Sul e Rau, preocupa moradores que já estão cansados de reclamar para a Prefeitura e agora ameaçam fechar a rua em protesto pela falta de atenção do Poder Público. “Temos que molhar a rua todos os dias para evitar o excesso de poeira. É só poeira o dia inteiro”, relata Osni dos Santos, presidente da Associação de Moradores do bairro.

Empunhando cartaz pedindo melhorias, como pavimentação asfáltica, ele se reuniu, em conjunto com moradores da localidade, na noite de ontem, 04, com o prefeito Dieter Janssen, vereadores Arlindo Rincos e Pedro Garcia e secretários municipais onde relataram se sentir “isolados” do restante da cidade.

Nem à promessa de pavimentação do ano que vem com recursos do Município não agradou os moradores da localidade que solicitam um tempo menor para pavimentação no bairro ou ameaçam fechar a rua Prefeito José Bauer, no cruzamento do Rodeio, no dia 11 de agosto, às 03 horas, impedindo qualquer tipo de trânsito nas principais vias de acesso aos bairros.

Conforme o prefeito, às soluções definitivas não são baratas e dependem de projeto e recursos financeiros federais. Ele garantiu aos moradores que a pavimentação será realizada no primeiro semestre de 2015. Enquanto isso, afirmou que será enviado caminhão pipa para molhar as ruas com frequência para diminuir a poeira em dias de sol. “Queremos pavimentar essas ruas, afinal elas são importantes, mas como é uma obra do PAC dependemos da liberação de recursos federais”, disse Jaime Negherbom,  vice-prefeito.

A problemática

A reinvindicação pela pavimentação das ruas já é antiga. Em 2010, inclusive, houve o abaixo-assinado. O vereador Arlindo Rincos conhece bem a realidade dos moradores. Ele conta que com o tempo seco e o intenso trânsito de veículos há muita poeira. Pelas ruas, passa a linha de ônibus, caminhões e veículos pequenos durante todo o dia. O excesso de pó tem causado uma série de alergias e complicações respiratórias. “Conheço muitos moradores que por causa da poeira sofrem com problemas de saúde”, contou Arlindo Rincos.

As tentativas da Prefeitura de tapar buracos e amenizar as valetas que se formam nas ruas, ainda “estrada de chão”, não amenizam os problemas dos moradores em dias chuvosos que tem que recorrer a veículos de grande porte, como caminhonetes, para conseguir trafegar pelas poças de água que ocupam completamente as vias, dificultando o acesso dos moradores. Para demostrar a indignação aos vereadores, os moradores da localidade estarão presentes na sessão desta terça-feira, 05 de agosto.