Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

NOTAS DA CÂMARA 29|04|2015

COMPARTILHE

Imagem4PARQUE VIA VERDE

A presidente da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, Natália Lúcia Petry (PMDB), enalteceu a garantia de recursos para a construção do parque municipal a ser construído no bairro Ilha Figueira. Disse que o deputado federal Mauro Mariani (PMDB) esteve em Jaraguá do Sul na sexta-feira (24/04), para participar de encontro do partido, e que na oportunidade apresentou ao parlamentar o anteprojeto do Parque Via Verde.

Ela explicou que a desapropriação do imóvel onde estará localizado o parque já está contemplada, juntamente com as que ocorrerão para a construção da via verde. “A área para execução deste projeto é um terreno em frente ao Loteamento Divinópolis, com cerca de 20 mil/m². O deputado conheceu o pré-projeto e prontamente garantiu recurso para a execução desta obra, via emenda parlamentar, através da Secretaria Nacional do Turismo”, ressaltou Natália. Agora, cabe a Prefeitura encaminhar a desapropriação do imóvel e fazer contratação o projeto executivo, para que os trâmites burocráticos estejam concluídos até o fim do ano e assim, no início de 2016 possa receber esta emenda parlamentar e executar esta importante obra para a Jaraguá do Sul. “Com tudo isso poderemos efetivamente destinar as famílias jaraguaenses uma área de lazer que contempla diversos espaços. Venho defendendo ações como esta desde 2009. Agradeço o deputado por mais este recurso para Jaraguá do Sul”, finalizou.

VANS

O vereador João Fiamoncini (PT) comentou na sessão de terça-feira (28/04), a dificuldades das vans que transportam alunos tem para estacionar em frente as escolas de Jaraguá do Sul. Ele comentou que encaminhou indicação a ser aprovada em plenário, para que seja reservado específico em frente as unidades de ensino oportunizando um desembarque e embarque seguro aos estudantes. Ele justifica que tem recebido diversas ligações de profissionais que realizam o serviço. “Em muitos locais estão parando no meio da via para fazer o desembarque, pois não encontram lugares próximos das escolas. É preciso ter um local adequado e que as crianças possam sair destes automóveis com segurança”, disse o vereador.

ALL

Arlindo Rincos (PP) utilizou o espaço da Ordem do Dia, para fazer um breve relato da reunião que participou, juntamente com a Associação dos Vereadores do Vale do Itapocu, em Curitiba, com a América Latina Logística (ALL), na segunda-feira (17/04). O encontro serviu para tratar da manutenção e limpeza dos trilhos, contorno ferroviário em Jaraguá do Sul e região, entre outros temas apresentados. Rincos informou que na ocasião foi discutido o funcionamento ou não das cancelas, faixa de domínio de 15 (quinze) metros para promover construções nas margens da ferrovia e o horário de passagem do trem na cidade. “Os técnicos da empresa se comprometeram a destinar atenção a estas situações de limpeza dos grãos que caem dos vagões, e da roçada nas margens dos trilhos”, comunicou. Ao finalizar, o vereador noticiou que nas próximas semanas os técnicos da empresa estarão na região para verificar e tratar das solicitações realizadas pela entidade.

TRANSPORTE ESCOLAR

Jocimar de Lima falou da reunião que realizou na noite de segunda-feira (27/04), na Câmara de Vereadores, para tratar do transporte escolar na cidade. Disse que foi abordado a dificuldade dos veículos que fazem o transporte de alunos de estacionar em frente as escolas. “São muitos os fatores como carros estacionados, ciclofaixas e até sinalizações, conhecidas como tartarugas, em frente as escolas, entre outras situações. Isso aumenta a dificuldade para fazer o desembarque dos alunos”, enumerou. Comentou ainda que foram levantados questionamentos da falta de documentação e liberação por parte dos profissionais para realizar o serviço e a intensificação na fiscalização. “Participaram conosco representantes do executivo. Eles apresentaram avanços na fiscalização que já vem notificando os prestadores de serviço do transporte que não possuem a documentação exigida. Neste momento eles estão notificando para que façam a documentação, mas se não fizerem, serão multados”, comentou o vereador. Ele afirmou que a reunião esclareceu muitas dúvidas e foram feitos alguns encaminhamentos. “Estou fazendo o papel que cabe ao vereador que é fiscalizar, bem como trazer os interessados para que possamos melhorar este serviço e dar segurança aos estudantes. Nos próximos 60 dias vamos realizar outra reunião para saber o andamento das necessidades levantadas”, finalizou.

INDICAÇÃO

Defendendo a indicação nº 164/2015, que solicita a instalação de academia ao ar livre, iluminação, calçada e parque infantil na área de lazer localizada a Rua Augusto Germano João Hanemann, na Barra do Rio Cerro, o vereador Eugênio José Juraszek afirmou que neste local funciona o centro comunitário do bairro. Garantiu que é um local muito utilizado pela comunidade e que a noite há várias atividades. “É preciso destas melhorias para que a comunidade possa utilizar a noite para a prática esportiva”, solicitou. Eugênio também lembrou que nesta área de lazer fica a primeira quadra de futebol de areia do município. “É um local que a comunidade tem muito carinho e tem sempre cuidado. Por isso reforço o pedido para que estas melhorias aconteçam”, solicitou Juraszek.