Ouvidoria On line é defendida por parlamentar

Sessão Ordinária 037O vereador Pedro Garcia (PMDB), teve indicação ao executivo aprovada na sessão ordinária de quinta-feira (19/03), para que se viabilize estudos para a implantação de ouvidoria On line na Prefeitura de Jaraguá do Sul.

Ele ressaltou que a criação e implementação da Ouvidoria Online será um canal mais ágil e fácil, interativo e transparente para qe os munícipes possam encaminhar suas solicitações, que serão recebidas, acolhidas, analisadas, tramitadas e acompanhadas pela Ouvidoria.

Explicou que “atualmente nada é feito manualmente ou por e-mail, tudo é feito via sistema. Os próprios usuários e áreas internas alimentam as informações e todos podem ter contato com os prazos estabelecidos. Apesar das outras modalidades de atendimento – telefone, e-mail, carta e presencial continuarem disponíveis, os dados estatísticos demonstram uma preferência dos usuários pelo novo meio de acesso”.

A Ouvidoria Online, tem o objetivo de facilitar e agilizar o acesso pelos usuários. “O próprio usuário registra a sua manifestação e, após receber o número de registro do atendimento, pode acompanhar o seu trâmite, bem como receber mensagens de retorno e acompanhamento da Ouvidoria On line”, comentou.

Para o parlamentar “através dessa interação é que se torna possível contribuir para o aperfeiçoamento da gestão, a melhoria dos procedimentos e da qualidade dos serviços prestados. Além disso cada passo da tramitação da solicitação pode ser acompanhado pelo autor da Ocorrência”.

O vereador Jeferson de Oliveira comentou que é uma bela ideia, porém é preciso aperfeiçoar ao atendimento atual. “Hoje em dia o serviço é deficitário, para que esta modalidade on line, presencial ou por telefone funcione é preciso melhorar e capacitar para que o atendimento que é feito hoje em dia fique de acordo com o que precisa para se resolver os pedidos que chegam”, salientou.

Pedro Garcia argumentou ainda que “a Ouvidoria On line facilitará o acesso dos usuários, ampliará o nível de comunicação e diálogo entre a Prefeitura e a sociedade, o que significa que o relacionamento com a Ouvidoria torna-se mais confiável, pois o próprio usuário discrimina os detalhes da sua manifestação por meio dos campos obrigatórios do Sistema, diretamente via Portal.
Ao finalizar falou que a Ouvidoria online poderá se tornar um forte instrumento de controle social. Reforça a importância dos seus serviços para a gestão pública, além de fortalecer a contribuição de cada unidade no atendimento ao usuário, estabelece uma parceria interna em prol da qualidade do atendimento e serviços prestados à sociedade”.