Header Câmara Municipal de Jaraguá do Sul
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Parceria garante primeira horta comunitária medicinal no município

COMPARTILHE

DSC04803O bairro Vila Nova deve abrigar a primeira horta comunitária de plantas medicinais de Jaraguá do Sul. A decisão foi tomada por coordenadores da Pastoral da Saúde da Paróquia São Sebastião que fechou parceria com a Associação de Moradores do Bairro para utilizar o espaço da horta comunitária do bairro. Na manhã de ontem 13, acompanhados do vereador Arlindo Rincos, visitaram a área que deve receber as plantas medicinais no máximo 30 dias.

A coordenadora da pastoral, Cacilda Maria Webers, explicou que a intenção é utilizar a área para cultivar plantas medicinais, aromáticas e condimentares que colaborem na construção da política pública de fitoterapia e resgate de cultura popular. Alecrim, carqueja, babosa, alcachofra, poejo, manjericão, cavalinha, são algumas das variedades que pretendem cultivar em uma área verde, cedida pelo município para o fim, através do projeto Germinar, desenvolvido pela Secretaria do Desenvolvimento Rural e Agricultura.

O projeto surgiu da necessidade de conhecer mais as plantas medicinais utilizadas pelas famílias e de reuni-las em um único local que ofereceria segurança na produção e identificação das plantas medicinais, livres de agroquímicos, de animais e de elementos contaminadores.

Através desta parceria, elas terão disponível todo o material necessário para a implantação da horta, desde a estrutura (alambrado, casinha), além de ferramentas, orientação técnica, maquinário para a preparação de canteiros, adubação. Conforme o vereador, o espaço serve de fonte segura de multiplicação das plantas através de mudas. “Estas práticas são importantes ferramentas de divulgação deste trabalho de resgate do saber popular e integração com o conhecimento”, disse o parlamentar.

Acessar o conteúdo