Parceria garante primeira horta comunitária medicinal no município

DSC04803O bairro Vila Nova deve abrigar a primeira horta comunitária de plantas medicinais de Jaraguá do Sul. A decisão foi tomada por coordenadores da Pastoral da Saúde da Paróquia São Sebastião que fechou parceria com a Associação de Moradores do Bairro para utilizar o espaço da horta comunitária do bairro. Na manhã de ontem 13, acompanhados do vereador Arlindo Rincos, visitaram a área que deve receber as plantas medicinais no máximo 30 dias.

A coordenadora da pastoral, Cacilda Maria Webers, explicou que a intenção é utilizar a área para cultivar plantas medicinais, aromáticas e condimentares que colaborem na construção da política pública de fitoterapia e resgate de cultura popular. Alecrim, carqueja, babosa, alcachofra, poejo, manjericão, cavalinha, são algumas das variedades que pretendem cultivar em uma área verde, cedida pelo município para o fim, através do projeto Germinar, desenvolvido pela Secretaria do Desenvolvimento Rural e Agricultura.

O projeto surgiu da necessidade de conhecer mais as plantas medicinais utilizadas pelas famílias e de reuni-las em um único local que ofereceria segurança na produção e identificação das plantas medicinais, livres de agroquímicos, de animais e de elementos contaminadores.

Através desta parceria, elas terão disponível todo o material necessário para a implantação da horta, desde a estrutura (alambrado, casinha), além de ferramentas, orientação técnica, maquinário para a preparação de canteiros, adubação. Conforme o vereador, o espaço serve de fonte segura de multiplicação das plantas através de mudas. “Estas práticas são importantes ferramentas de divulgação deste trabalho de resgate do saber popular e integração com o conhecimento”, disse o parlamentar.