Parlamentar faz apontamentos sobre transporte escolar

Sessão Ordinária 060Arlindo Rincos utilizou a tribuna na sessão dessa quinta-feira (19/03) para comentar a situação do transporte escolar no município. Segundo o vereador, que esteve recentemente em reunião com a diretora da Escola Estadual Erich Gruetzmacher no bairro Três Rios do Sul, muitos alunos da região continuam sem acesso ao transporte.

O vereador lembra que a lei estadual determina que os estudantes tenham direito ao transporte escolar gratuito caso morem a 3 km ou mais da unidade escolar, mas lamenta que alunos que moram a 2.800 metros, por exemplo, não possam utilizar o beneficio. “Essas crianças muitas vezes precisam andar toda esta distância a pé”, afirma.

Rincos acredita que ele e os demais pares devem abrir o diálogo como os deputados estaduais para discutir a diminuição da distância permitida para que o aluno tenha direito ao transporte. Ele afirma que, além da Escola Estadual Erich Gruetzmacher, outras unidades escolares já o procuraram em busca de soluções para esta problemática. “Conversei inclusive com responsáveis por escolas municipais, pois elas também são regidas por esta lei estadual”, conta.

Ao ser questionado pelo vereador Jair Pedri sobre a possibilidade de uma lei municipal que abrangesse as necessidades destes alunos, Rincos explicou que o custeamento deste transporte vem do estado. Eugênio Juraszek fez coro a reinvindicação. “O direito ao transporte é um direito de todos”, declarou.