Header Câmara Municipal de Jaraguá do Sul
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Pedido por Hospital do Idoso em Jaraguá do Sul é aprovado pela Câmara

COMPARTILHE

O Plenário da Câmara de Jaraguá do Sul aprovou na sessão ordinária dessa quarta-feira (07) uma moção que pede estudos à Prefeitura para a criação do Hospital Municipal do Idoso em Jaraguá do Sul. O pedido, de autoria do vereador Cani (PL), também contempla a possível implementação de um Centro de Diagnóstico de Doenças Raras.

O documento, encaminhado ao Prefeito Jair Franzner, alerta para o crescimento do município e para o gradual envelhecimento populacional. Cani garante que, apesar da cidade contar com um Pronto-Socorro 60+, o atual serviço não substitui uma estrutura dedicada a internações, tratamentos e acompanhamentos voltados a pessoas idosas.

O autor sugere que o novo Hospital poderá oferecer:

  • Atendimento médico,
  • Enfermagem,
  • Exames,
  • Diagnóstico,
  • Internação,
  • Tratamento,
  • Fisioterapia,
  • Reabilitação,
  • Acompanhamento nutricional,
  • Assistência psicológica,
  • Demais serviços necessários à qualidade de vida dos idosos.

De acordo com Cani, o objetivo das sugestões não é substituir, mas complementar a atual rede de saúde do município. Em entrevista à TV Câmara Jaraguá, ele reforça a preocupação com o preparo dos serviços sanitários municipais diante do crescimento populacional registrado na cidade.

“Quando nós olhamos para trás em Jaraguá do Sul, nós olhamos dois hospitais há 50 anos e numa população bem menor; hoje beirando os 200 mil, nós continuamos com dois hospitais. Mesmo com todas as ampliações feitas, ainda nos preocupa porque se torna insuficiente”, garantiu o parlamentar. “Visando lá na frente que nós já temos que enxergar hoje o que precisa ser feito, essa moção vem como um sinal de alerta ao Executivo para que se desperte a buscar, criar e desenvolver estudos técnicos para a criação desse hospital”.

O texto da moção também sugere a implantação de um Centro de Diagnóstico e Referência em Doenças Raras no município. O autor argumenta que as doenças raras podem se manifestar em diferentes fases da vida e que algumas condições podem somente ser identificadas, diagnosticadas ou demandar acompanhamento na idade adulta ou avançada.

A finalidade da estrutura seria de investigar casos suspeitos, oferecer apoio ao diagnóstico, avaliação e acompanhamento dos pacientes, realizar exames e dar encaminhamentos para serviços de referência regionais.

Confira a discussão da matéria abaixo:

Sessão Ordinária - 07/10/2026

Acessar o conteúdo