Pedri faz apontamentos sobre ações do executivo

Sessão Solene 055O vereador Jair Pedri, utilizou da Palavra Livre para fazer alguns apontamentos sobre a apresentação de obras realizadas pela administração municipal. O líder do governo, Pedro Garcia, fez uso da palavra antes de Pedri, para enumerar as ações já realizadas até o início deste ano. Falou dos Postos de saúde entregues, das metas de ampliação da rede de esgoto em 82%, do Centro esportivo municipal, da construção centros de educação infantil, desassoreamentos entre outros.

Sobre desassoreamentos, o questionamento do parlamentar foi sobre a destinação e uso do material retirado do rio que está recebendo o trabalho. Ele lembrou que o vereador Eugênio disse na tribuna em sessão anterior que já haviam sido retirados cinco mil caminhões. Em aparte, o vereador Ademar Winter disse que a informação de Juraszek foi equivocada e que nenhum caminhão de areia foi retirado. “Convido a todos os vereadores para ir até o local e ver o que está sendo feito. É um grande trabalho que o Prefeito Dieter Janssen está fazendo, até porque passou algumas gestões e ninguém fez. Este teve a coragem de fazer. E a areia que o Eugênio disse, é o barro, sujeira, capim que foi colocado em local ao lado do desassoreamento. É um material que não tem aproveitamento”, explicou Winter. Ele também disse que o trabalho de desassoreamento no Rio Cerro iniciou na altura da Chocoleite e já está próximo da metalúrgica Lombardi.

Já presidente da Câmara de Vereadores, Natália Lúcia Petry, disse que é preciso conferir in loco o que está se fazendo para não fazer nenhuma constatação infundada. “Fui na segunda-feira (16), com o secretário de Obras, Hideraldo Colle e o vereador Ademar Winter neste local onde já foi feito o desassoreamento e lá se comprova que o material retirado está ao lado”, salientou.

Sobre as demais ações apresentadas pelo líder de governo, Pedri citou sobre o percentual que o Samae divulgou no ano passado sobre a rede de esgoto. “O Samae apresentou em campanha publicitária que até o final de 2014 iria alcançar 82% de cobertura de rede de esgoto na cidade. Passou 2014 e não cumpriu a meta, porém novamente anunciou que esta meta será alcançada até o final deste ano”, comentou. Ele disse ainda que esse objetivo precisa ser alcançada e citou que vai fazer um pedido via gabinete, sobre os gastos com publicidade da autarquia, para saber quanto foi gasto com esta campanha publicitária.

Sobre a saúde ele citou que o posto do Boa Vista que foi entregue no final de semana é uma importante obra, “porém este local estava pronto a quase dois anos e os moradores cobravam o porquê do não funcionamento”. Falou da unidade de saúde da Vila Lenzi, onde uam rofrma foi programada e que ainda não foi finalizada. Pontou que a Capela Mortuária da Vila Lenzi era para ser entregue em setembro do ano passado e também não terminaram obra. “Assim é também com a creche do Ribeirão Cavalo e muitas outras obras na cidade. Não podemos aceitar apenas que as empresas que ganham processo licitatória não cumpram com seu compromisso e fica por isso mesmo. É preciso cobrar”, disparou. Já o vereador Jeferson de Oliveira disse que o líder de governo só falou de obras em andamento, do que se vai fazer e de obras paradas. Ele pediu ao vereador Pedro Garcia que traga obras iniciadas desta gestão.

O vereador Jair Pedri falou ainda sobre a Pista Olímpica. “Esta é uma importante ação, indiscutivelmente, mas que não se faça muita pirotecnia, pois o local já foi inaugurado uma vez e não faz muito tempo”, finalizou.