Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Pery do Pandeiro dará nome ao Palco da Praça Ângelo Piazera 

COMPARTILHE

Na sessão realizada nesta quinta-feira (30) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, um projeto de lei de autoria do vereador Jair Pedri foi aprovado por unanimidade. O projeto dá nome ao Palco da Praça Ângelo Piazera no Centro de Jaraguá do Sul. A partir de agora ele se chamará “Palco Pery do Pandeiro”.

A iniciativa busca homenagear a memória de Pery Quirino da Cruz, que faleceu em 12 de julho de 2023, aos 96 anos de idade. Pery foi reconhecido como o último sobrevivente da explosão da fábrica de pólvoras ocorrida em 1953, tornando-se uma figura emblemática na comunidade. Carinhosamente conhecido como Pery do Pandeiro, ele também foi o fundador da escola de samba Unidos da Brasília.

O vereador ressalta o amor e a dedicação de Pery ao carnaval jaraguaense, atributos que o tornaram uma personalidade marcante na história local. A proposta de renomear o palco visa eternizar a contribuição única de Pery para a cultura e tradição da cidade.

Na semana passada, também por autoria de Jair Pedri, uma moção de aplauso in memoriam foi aprovada ao sambista. A moção destacou o notável feito de Pery Querino da Cruz, que, no ano de 1970, enfrentando adversidades e preconceitos, juntamente com sua esposa, cunhado e tio, transformou uma promessa em realidade, inaugurando assim o carnaval da cidade. O grupo percorreu as ruas da cidade, batucando e levando a alegria característica da festividade. Pedri ressaltou que, embora os desfiles de blocos e escolas de samba não sejam mais uma tradição no município, a iniciativa corajosa de Pery permanece viva na memória dos habitantes de Jaraguá do Sul.