Presidente do Samae esclarece questões sobre a entidade

O presidente do Sistema Autônomo Municipal de Água e Esgoto – Samae, Ademir Izidoro, foi à Câmara de Vereadores para mostrar os números de desempenho da entidade.

Izidoro expôs que o Samae hoje conta com 39.811 ligações de água em Jaraguá do Sul. O município ainda tem 21.215 ligações de esgoto, 710 km de redes de abastecimento, 390 km de redes de esgoto, tudo isso gerido por uma equipe de 197 servidores.

Ademir salientou a perspectiva de aumento da capacidade de tratamento do esgoto na cidade e o investimento nas questões de perdas em vazamentos. O objetivo é chegar ao patamar de 98% do esgoto tratado em Jaraguá, afirmou o presidente.

QUESTIONAMENTOS

O vereador Jair Pedri indagou Izidoro sobre as promessas da administração de que a cidade teria, ao final de 2014, 82% do esgoto tratado. Jeferson de Oliveira fez coro à reclamação. Para os parlamentares, houve muito investimento em mídia com campanhas publicitárias, mas o resultado prometido não fora alcançado.

Izidoro argumentou que foi dito que se poderia chegar ao patamar dos 82% de esgoto tratado em 2014, mas que isso depende de vários fatores. Um deles, cita o gestor, seria a ação por improbidade administrativa que um promotor de Justiça do município teria realizado e que interferiu no andamento das obras. Segundo Izidoro, a administração municipal ganhou a ação aqui em Jaraguá do Sul, mas a promotoria recorreu à segunda instância.

João Fiamoncini mostrou um vídeo com uma compilação de imagens que evidenciam problemas e transtornos causados pelas obras do Samae. O vereador citou uma declaração de Izidoro que afirmava que esses problemas são comuns e podem acontecer a qualquer hora.

O administrador rebateu alegando que esses transtornos estão fora do controle da entidade. Ele afirmou que existe um TAC que obriga o Samae a prestar assistência e que o tempo para chegar ao local do atendimento é de uma hora. Porém não há como evitar todas as ocorrências.

Os vereadores Eugênio Juraszek, Pedro Garcia, Natália Petry, Isair Moser e Amarildo Sarti elogiaram o trabalho feito pelo Samae nos últimos anos. Sarti ainda sugeriu a Izidoro que tecnologias estrangeiras pudessem ser implementadas aqui no município. O vereador citou projetos europeus que permitem às companhias de água e esgoto produzirem sua própria energia elétrica. Pedro Garcia lembrou que Jaraguá do Sul tem garantia de abastecimento por mais 25 anos e atribui isso ao bom trabalho realizado pela atual gestão.