Primeira participação dos alunos em sessão

Alunos da E.E.B. Alvino Tribess

Os alunos do terceirão da Escola de Educação Básica Alvino Tribess assistiram ontem (17) a sessão na Câmara, na primeira participação deste ano decorrente do Projeto Câmara.Com Você.

Algumas das solicitações feitas pelos alunos se transformaram em indicações, subscritas por todos os vereadores e aprovadas pelo plenário.

A vereadora Natália Lúcia Petry lembrou que o projeto é instituído por lei de todos os vereadores, um projeto cidadão, “que visa levar a discussão aos jovens dos terceiros anos sobre a diferenciação dos poderes e, quem sabe, a descoberta de novos talentos para a política”.

Ela também comentou sobre a importância do papel dos vereadores enquanto representantes da comunidade e que o Câmara.Com Você tem também o objetivo de ouvir a população. “Então também é uma forma das pessoas participarem das ações de governo e da Câmara. Levamos os encaminhamentos dos alunos à prefeita, e com certeza ela vai despachar para cada secretaria, para que as providências sejam tomadas. Queremos que as indicações sejam encaradas como algo para ajudar a comunidade”, comentou.

Representando a escola, a aluna Bruna Gomes fez a defesa das indicações e também de outros pedidos, formalizados ao presidente da Câmara, Jaime Negherbon. A estudante elogiou a iniciativa. “Todo este processo foi um grande aprendizado não só para mim, mas para toda a minha turma, porque a gente pode aprender profundamente o que os vereadores fazem, e muitas vezes a gente fecha os olhos para isto. E também trabalhar por melhorias no nosso bairro”, disse.

O professor Lírio Baruffi disse que esteve envolvido com o projeto já no ano passado e disse que, a participação resultou inclusive no engajamento dos estudantes na última campanha eleitoral. “Acho que é o momento oportuno para eles conhecerem como funciona a Câmara de Vereadores, qual é o projeto do processo e o que podem buscar junto na comunidade. A política faz parte do nosso dia a dia e de vez em quando a gente coloca isto no assunto de trabalho”, afirmou.

Indicações dos alunos subscritas pelos vereadores e aprovadas por unanimidade

Nº 266/2011 –             “que citada autoridade, através da secretaria competente, determine providências no sentido de implantar a coleta seletiva do lixo no bairro Vieiras”.

Nº 267/2011 –             “que citada autoridade, através da secretaria competente, determine providências no sentido de fazer melhorias nas calçadas da rua 601 Manoel Francisco da Costa, no bairro Vieiras”.

Nº 268/2011 –             “que citada autoridade, através da secretaria competente, determine providências no sentido de fazer a abertura de uma ponte próxima à empresa Zanotti Elásticos”.

Nº 269/2011 –             “que citada autoridade, através da secretaria competente, determine providências no sentido de instalar um sistema de drenagem na rua 12 Pref. Waldemar Grubba”.