
A presidente da Casa, vereadora Natália Lúcia Petry (PMDB), colocou em discussão e votação o Projeto de Lei Complementar Nº 13/2014, de 30 de março de 2012, alterada pela Lei Complementar Municipal Nº 140/2013, de 21 de novembro de 2013, que dispõem sobre a nova estrutura administrativa do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Jaraguá do Sul. O PLC foi aprovado com 08 votos favoráveis e um voto contrário. Também foi colocado em discussão e votação o requerimento dos vereadores Jocimar de Lima (PSDC). O documento solicitava realização de audiência pública para a discussão do Projeto de Lei que trata das ligações de água e luz no município. O requerimento foi rejeitado por sete votos contrários a realização da audiência, contra dois favoráveis. Outro requerimento apresentado foi do vereador Jair Pedri (PSDB), que convoca o Juiz de Direito da Vara do Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Jaraguá do Sul, Rafael Maas dos Santos, para explanar sobre as atividades, dificuldades e projetos relativos ao poder judiciário local. O documento foi aprovado por oito votos.
Presença do prefeito
Após as votações a presidente agradeceu a presença do prefeito Dieter Janssen e disse que convite ao chefe do executivo para a participação na sessão é um cumprimento à Constituição Federal, onde os poderes são independentes, mas que devem trabalhar em harmonia. “A sua presença nesta primeira sessão do ano é clara demonstração da sua boa vontade em estabelecer este bom relacionamento. O senhor tem sempre tratado esta casa e todas as entidades e comunidade jaraguaense com a devida dignidade e respeito”, ressaltou Natália.
Ao abrir sua explanação, o prefeito comentou que “possamos ter uma ano de muito trabalho, um ano produtivo. Quero agradecer a sessão extraordinária realizada no mês de janeiro, para que pudéssemos votar alguns projeto e é assim que queremos trabalhar”. Ele ressaltou que é preciso da união dos poderes para que projetos que beneficiem a população possam ser aprovados. Sobre o projeto de água e luz, o prefeito ressaltou que muitas discussões e estudos, com a participação dos vereadores, comunidade e Ministério Público foram realizadas, para que se chegassem a denominador comum diante desta situação. “O Projeto de Lei está pronto para mandarmos para esta casa e colocá-lo em discussão e votação e o mais rápido possível resolvermos esta situação”, afirmou Dieter.
Para o prefeito, o ano de 2015 será muito positivo. “Já iniciamos este ano com a presença do governado aqui em nossa cidade, a inauguração da nova ala cirúrgica do Hospital Jaraguá, construída com muita qualidade e alta tecnologia, o sucesso da 10ª edição do Femusc, entre outras ações”, comentou. Disse que em março vai iniciar a pavimentação no Três Rios do Sul, próximo da região do Rodeio, investimento próximo dos R$ 4 milhões com recursos próprios. “Para o Três Rios do Norte a administração aguarda R$ 5 milhões do PAC, para a fazermos desde o bairro Amizade (Moldemaq) até a ponte do rodeio. A ponte que ligará os bairros Rau e Amizade, que está em bom ritmo de obra, com a previsão de entrega para setembro ou outubro deste ano, a UPA 24 Horas, que já assinamos a ordem de serviço, a ponte do curtume, onde estamos realizando a compra do imóvel todo e aguardamos o judiciário para homologar o acordo”, anunciou. De acordo com o prefeito são muitas as ações para 2015, ainda entre estes projetos temos a Via Verde, que já falamos com o governador para liberação de recursos, a reforma do Centro de Convivência no parque de eventos, além da ponte que liga os bairro Barra do Rio Cerro e Rio da Luz. “Há muito para fazer. Vamos trabalhar muito e que seja um bom ano para todos”, finalizou o Prefeito Dieter Janssen.