Programa Vereador Mirim retoma atividades

Primeira ReuniãoA eleição da Mesa Diretora marcou ontem, 14, o início das atividades do Programa Vereador Mirim em 2013. O programa foi implantado pela Lei Municipal 6.251/2011 e está no seu segundo ano de execução. Com o objetivo de promover a interação entre o Poder Legislativo Municipal e estudantes, o projeto convida 11 escolas para que cada uma eleja um representante que assumirá o posto de vereador mirim durante a legislatura de um ano.

O Programa Vereador Mirim possui caráter educativo e tem como finalidade levar aos estudantes do ensino fundamental das escolas do município esclarecimentos sobre a Câmara Municipal e sobre as competências de um vereador.

Após a definição dos vereadores mirins, através de eleição realizada nas escolas, os escolhidos se reúnem para elegerem a mesa diretora que é composta de presidente, vice-presidente, primeiro e segundo secretário. Os vereadores mirins também receberam instruções sobre suas funções e assistiram a uma palestra ministrada por servidores da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul.

Os vereadores mirins terão sessões mensais, seguindo o rito das reuniões ordinárias dos vereadores titulares. Eles poderão fazer proposições e defender as questões de interesse da comunidade onde estão inseridos. As necessidades levantadas pelos estudantes serão repassadas aos órgãos competentes e poderão se tornar ações práticas. As sessões da Câmara Mirim ocorrerão no plenário da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul.

Nessa legislatura, os vereadores mirins serão apadrinhados pelos vereadores em exercício, que acompanharão os trabalhos, dividindo suas experiências no Poder Legislativo e aconselhando os alunos. Nas escolas, um professor ou funcionário designado ficará responsável por repassar as informações do projeto e ações dos vereadores mirins para os demais estudantes.

A legislatura mirim tem mandato neste e no próximo ano, encerrando a atual composição em dezembro de 2014. A posse dos vereadores está prevista para semana que vem.

Escolas e estudantes participantes do programa

Pâmela Adrielle Meyer – Anna Towe Nagel – Presidente da Mesa Diretora – Apadrinhada pelo vereador Amarido Sarti.

Ana Carolina – Marcos Emílio Verbinen – Vice-Presidente da Mesa Diretora – Apadrinhada pelo vereador Eugênio J. Juraszek.

Bárbara Katherina C. Grüner – Ribeirão Molha – 1ª Secretária da Mesa Diretora – Apadrinhada pelo vereador João Fiamoncini.

Natã Ziener  – Rodolpho Dornbusch – Apadrinhado pelo vereador José Osório de Ávila.

Luana Coelho Dick – Waldemar Schimtz – Apadrinhada pelo vereador Jair Luis Pedri.

Teylisson Schutz – Francisco Solamon – Apadrinhada pelo vereador Jair Luis Pedri.

Paulo Ricardo Belarmino – Francisco de Paula – Apadrinhado pelo vereador Arlindo Rincos.

Natália Mendes – Holando M. Gonçalves – Apadrinhada pelo vereador Vitório A. Lázzaris.

Jéssica Barbosa Maciel – Ribeirão Cavalo – Apadrinhada Pedro Garcia.

Melissa de Souza – Aberto Bauer – Apadrinhada pelo vereador Jocimar de Lima.

Anne Marie Güimm – Prof. Gertudes Milbratz – Apadrinhada pelo vereador Jeferson de Oliveira.