Projeto de ampliação do Hospital Jaraguá é apresentado na Câmara

?

vereador Jaime Negherbon (PMDB)

Representantes do conselho administrativo do Hospital e Maternidade Jaraguá estiveram ontem, 25, na sessão da Câmara de Vereadores, para explanar sobre o projeto de ampliação e modernização da entidade. Na semana passada, o presidente da Câmara, Jaime Negherbon, enviou um ofício à prefeita Cecília Konell, para que ela encaminhe um projeto autorizando o repasse de 1 milhão de reais, equivalente à sobra do orçamento da Câmara. Esse valor será para auxiliar nas obras do hospital. O presidente do conselho, Rodolfo Hufenüssler também esteve presente, juntamente com o médico Amélio Lissi.

O presidente da Comunidade Evangélica Luterana de Jaraguá do Sul, Waldemar Behling, um dos representantes, fez um panorama da situação atual. Disse que há cinco anos, o conselho já via a necessidade de realizar adequações para estar à altura do atendimento médico-hospitalar em Jaraguá do Sul. Behling comentou a reforma no hospital São José. “É um hospital que merece nosso respeito e reconhecimento por àqueles que se envolveram na ocasião. E nós decidimos, dentro do hospital, que deveríamos também atualizar a instituição e dar a Jaraguá do Sul, uma saúde melhor”.

A obra possui o custo estimado em quase 40 milhões de reais. O presidente do conselho informou que a primeira etapa na busca por recursos ocorreu em 2009 e 201. A arrecadação, com alguns valores agrupados, foi em torno de 23 milhões. A ajuda veio do poder público municipal e estadual. Foram 8,6 milhões do governo do estado e 360 mil reais através de uma doação da Câmara de Vereadores, devido à sobra no orçamento. Os pagamentos efetuados das obras até agora somam 17 milhões. O saldo disponível é de 5 milhões, mas Behling garantiu que o valor já está comprometido na continuidade do projeto. De acordo com ele, são ainda necessários aproximadamente 16,5 milhões. A segunda etapa de arrecadação é um trabalho de visitas à emrpesas e pessoas físicas. “Toda e qualquer contribuição que venha ajudar é bem-vinda, precisamos desse dinheiro e da ajuda da comunidade e do município”, ressaltou.

A área atual é de 4.400 metros quadrados e vai passar para em torno de 20 mil metros quadrados. “Estamos triplicando o número de espaço físico dentro do hospital. São 126 leitos disponíveis hoje, após a obra serão 258 leitos. Atualmente, estamos com 420 funcionários, deveremos passar a 600. É uma obra gigantesca”, detalhou. Os equipamentos serão importados. Behling explicou que a importação traz benefícios, pois o hospital é uma entidade filantrópica e é isento de impostos. Outro motivo são os preços baixos e a tecnologia de ponta dos aparelhos. Ao todo, 8 milhões de dólares serão investidos na compra.

Por fim, exaltou a parceria com a sociedade, que, segundo ele, é participativa nas ações em prol de melhorias para Jaraguá do Sul. “O que nos encoraja a fazer isso que estamos fazendo é a participação efetiva em projetos que venham beneficiar a comunidade. Jaraguá do Sul sempre mostra a parceria para as coisas boas, que vem beneficiar o nosso município. E isso faz com que tenhamos coragem de enfrentar os desafios”.

O médico Amélio Lissi explanou sobre a ampliação dos atendimentos, principalmente na maternidade e cirurgias cardiovasculares. “Pacientes que necessitam ser deslocados de Jaraguá do Sul para serem atendidos, poderão ser atendidos aqui” Lissi salientou também, o aumento na qualidade do centro cirúrgico, com a aquisição de novos equipamentos.

O presidente do conselho administrativo, Rodolfo Hufenüssler agradeceu a indicação da Câmara de Vereadores. “Temos um projeto muito grande a ser vencido e temos a certeza absoluta que seremos vencedores, apesar do valor muito grande com o qual nós contamos”, encerrou.

O presidente da Câmara, Jaime Negherbon, encerrou elogiando o trabalho do conselho em lutar por uma maior qualidade na saúde de Jaraguá do Sul. Negherbon disse ainda, que anseia pela criação do projeto e acredita que a Prefeitura será favorável à destinação do valor para o hospital.