Projeto de repasse para sociedade é retirado da pauta

vereador Jean Leutprecht (PCdoB)

O vereador Jean Leutprecht teve acatado pedido para retirada da pauta do projeto de lei do Executivo que busca autorização da Câmara para repassar contribuição de R$ 50 mil para a Sociedade Recreativa e Desportiva 25 de Julho. Os recursos, da Fundação Municipal de Esportes, tem como propósito a reforma da sede social da entidade. A proposta tramita na Casa em regime de urgência.

“Não que sejamos contra qualquer investimento nas sociedades, que fazem trabalho com associados e a comunidade, mas porque neste caso aqui está se destinando recursos da Fundação Municipal de Esportes para uma entidade que não tem atividade esportiva propriamente dita”, justificou.

Leutprecht também comentou que recentemente a Câmara aprovou outro repasse, em valor menor, para a sociedade Ribeirão Grande da Luz, “onde há uma discussão”, e para a equipe da empresa JJ Bordados, “que também existem problemas”. Mas, como se tratam de projetos já aprovados, as questões podem ser encaminhadas à Justiça.

“Agora, para que se evite um terceiro erro da nossa parte, estou pedindo a retirada deste projeto, e também porque aprovamos no ano passado a criação do conselho municipal de desportos. Sem dúvida foi um avanço na estrutura desportiva do nosso município, e dentre as ações, este conselho tem a função de emitir parecer para a liberação de recursos e concessão de benefícios fiscais na forma da lei”, argumentou, afirmando que não mais votará repasses para entidades sem aprovação prévia do conselho.

O vereador comentou, ainda, ter procurado o presidente do conselho, que concorda com esta posição.  “Temos de tomar por regra só estar votando projetos que passaram pelo conselho”, frisou, citando o caso da Cultura, com um fundo municipal, no qual as entidades inscrevem seus projetos, com análise de equipe técnica, desvinculada da administração.

“Estão sendo repassados 50 mil para uma entidade. O vereador Lorival Demathê certamente gostaria que o Estrela de Nereu tivesse R$50 mil para colocar iluminação no seu campo, o vereador Ademar Winter também teria uma série de entidades. À associação de moradores da Vila Lalau, o vereador Amarildo certamente estaria respaldando para que fosse feito um trabalho. O vereador José Osório para o Juventus e assim por diante. Teríamos um festival de entidades para estar repassando esta forma, mas não sem critérios”, disse, lembrando que esta situação não é de hoje, “mas está na hora de disciplinar”.