Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Projeto prevê mais acessibilidade

COMPARTILHE

DSC03530Implantar um projeto que promova a acessibilidade para as pessoas com deficiência física ou com mobilidade reduzida em Jaraguá do Sul é a proposta do vereador Arlindo Rincos. Através de um levantamento de informações, que contemplam número de deficientes, limitações e dificuldades diárias, legislação vigente e as necessidades correntes, o parlamentar pretende garantir maior inclusão e acessibilidade, contribuindo para a dignidade e melhoria da qualidade de vida dessa população.

O vereador deseja elaborar um documento capaz de unificar as normas e estabelecer regras de como devem ser construídas rampas de acesso, alargamento de portas, adaptação de sanitários, sinalização e eliminação de barreiras arquitetônicas de uso público e privado. Para ele, é fundamental a garantia dos direitos e do livre acesso aos ambientes e espaços da cidade a todos, principalmente àqueles com dificuldade de locomoção.

Nos últimos dias, Arlindo Rincos está ouvindo algumas solicitações que destacam a importância e a necessidade de se planejar e adequar todas as edificações de uso público e privado. Dentre as reivindicações apresentadas estão uma norma que institui no município o censo inclusão, com objetivo de identificar, mapear e cadastrar os perfis socioeconômicos e as condições de habitação e de mobilidade urbana das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida que residem no Município; instalação de banheiros adaptados em eventos realizados no município, bem como adaptar os já existentes; adaptação dos transportes públicos, como ônibus e táxis; possibilidade de agendamento telefônico de consultas para pessoas com deficiências já cadastradas nas unidades de saúde do Município; disponibilidade sobre a efetivação do direito das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida ao esporte e ao lazer nas instalações de áreas de lazer, academias da terceira idade e praças, dentre outras.

O vereador está colhendo todas as informações sobre o tema. A intenção é levar à discussão envolvendo todas as associações e entidades que tratam do assunto, bem como toda população, através de audiências na ACIJS, APEVI, CDL. “Os deficientes físicos sofrem com o preconceito e desigualdades, temos que discutir com toda a população para garantir compreensão do tema e, consequentemente, a inclusão e a liberdade de vida dessas pessoas”, disse o parlamentar.