Projeto vai auxiliar transporte de produtos agrícolas

vereador Amarildo Sarti (PV)

A Câmara de Vereadores aprovou projeto do Executivo, na sessão desta quinta-feira, 15, que prevê repasse ao Condocooper (Condomínio dos Cooperados de Produção Agropecuária de Jaraguá do Sul). O intuito é auxiliar a execução do programa Fomento à Comercialização de Produtos da Agricultura Familiar, com o pagamento de despesas com o transporte dos produtos. Atualmente, a distribuição ocorre através de transporte terceirizado, o que reduz o lucro ao agricultor.

Justino da Luz ressaltou a importância deste projeto, pois influencia toda a sociedade, Ele exemplificou a venda da produção agrícola dos pequenos produtores no Mercado Municipal. O vereador disse ainda, que a agricultura no país deu um grande passo no governo Lula, que foi um incentivador da agricultura familiar rural.

Amarildo Sarti completou elogiando a iniciativa do governo anterior. De acordo com ele, a ação de implantar a merenda escolar oriunda da pequena propriedade familiar fez com que o governo conseguisse eliminar as irregularidades das empresas que distribuíam alimento para as escolas. Sarti disse que Jaraguá do Sul possui 50% de adesão nas escolas provenientes da produção do condomínio. O vereador acredita que posteriormente, deve-se criar um projeto inovador para o progresso maior da agricultura no município.