Projetos são retirados da votação

Na sessão desta quinta-feira, 12, na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, dois projetos foram retirados da pauta. O vereador Ademar Possamai pediu vistas ao projeto de lei 44/2012, de autoria do Executivo, que autoriza a doação de áreas de arruamento e oficializa os prolongamentos das ruas 13 de Maio e Emília Hornburg.

Possamai justificou dizendo que recebeu ligações de algumas pessoas, alegando que a rua Emília Hornburg faz a ligação com o loteamento Vailatti. “Eu sou favorável ao projeto, pois é interessante ao loteamento, mas peço vistas só para fazer uma segunda votação com mais critérios. Eu justamente fiquei na dúvida, pois o mapa mostra que é a rua que sai do loteamento e não é o prolongamento da rua”, explicou.

O projeto de Ademar Possamai que dispõe sobre a instalação de sistema de aquecimento de água por energia solar ou a gás nas edificações novas, reformadas ou ampliadas de Jaraguá do Sul, também foi retirado da pauta. A medida obrigada que as novas estruturas na categoria residencial ou não-residencial implantem o sistema.

Possamai afirmou que já havia feito a justificativa em 2011, quando o projeto foi apresentado pela primeira vez. Mas foi retirado da pauta para ser modificado no que diz respeito À redação do projeto e também à metragem e instalação de gás. “Achamos uma legislação um pouco melhor da que estávamos propondo e submetemos isso para a avaliação do setor jurídico da Casa e está já está de acordo”.

O vereador citou a lei aprovada em 2008, com relação à coleta da água, que institui a criação de cisternas nas residências, mas que não é obrigatória. Ele comentou  que em conversa com o promotor do Meio Ambiente, Alexandre Schmitt dos Santos, surgiu a sugestão de unir as duas medidas. “Por exemplo, se todas as águas que saem das casas possuíssem as cisternas, nós não teríamos tantos alagamentos. Faço um apelo para as pessoas que tenham condições de implantar em suas casas, façam. Porque o projeto de retenção da água, quanto o de uso de energia solar, com certeza irão ajudar bastante na qualidade de vida das pessoas em geral”.

vereador Jean Leutprecht (PCdoB)

Jean Leutprecht solicitou a retirada do projeto de autoria de Ademar Possamai para poder estuda-lo com mais profundidade e tirar dúvidas.  “Peço vistas para poder analisar melhor e o quanto antes retornar à votação”.