
Na reunião, os parlamentares reafirmaram o posicionamento de modificar a legislação que determina o tombamento de imóveis com mais de 40 anos. “Se faz necessário um análise das características históricas do imóvel e um controle mais rigoroso dos tombamentos”, explica Eugênio Juraszek.
Jair Pedri defende que se deve atribuir à responsabilidade primaria pela manutenção dos imóveis tombados ao Município. A legislação atual determina que é dever do proprietário manter em bom estado de conservação o bem tombado, solicitando autorização e orientação técnica à COMPHAAN (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Cultural, Arqueológico, Artístico e Natural). Pedri solicitou ao presidente da comissão, vereador João Fiamonicini, que se remeta ofício ao COMPHAAN para que suspenda temporariamente as ações até a conclusão da revisão da legislação pela comissão.
Além dos parlamentares participantes, o assessor Jurídico, Leonel Pradi Floriani e a diretoria Jurídica da Câmara, Ariane Correia, acompanharam a reunião da comissão quem prazo de 60 dias para conclusão dos trabalhos.
Institucional
Vereadores
Comissões
Legislação
Ouvidoria e SIC
Transparência
Sala de Imprensa