Repasse para entidades esportivas confirmado em segunda votação

A proposta de repasse de R$ 310 mil para entidades esportivas voltou ao debate na Câmara na sessão desta terça-feira, 18, quando foi discutido e aprovado em segunda votação. Do total autorizado, R$ 200,7 mil são recursos provenientes do orçamento do Legislativo, antecipado à Prefeitura.

O vereador Ademar Possamai comentou da impossibilidade de prever com exatidão, no começo do ano, a arrecadação do município. Por isto muitos repasses acontecem nos últimos meses, quando há sobra de recursos em relação à receita estimada.

Justino da Luz, por sua vez, defendeu a necessidade de um melhor planejamento. Citou as emendas ao PPA feitas a partir das necessidades apontadas pela população nas audiências públicas promovidas pela Câmara em 2009. “E 42 delas não foram aceitas pela administração”, disse, acrescentando ser favorável ao repasse de recursos para entidades, desde que com interesse comunitário. “Até agora a maior parte das entidades contempladas não faz o papel social que deve ser feito”, afirmou.

vereador Jean Leutprecht (PCdoB)

O vereador Jean Leutprecht defendeu a importância da implantação do fundo de esportes para garantir que, além do retorno esportivo, os projetos tenham retorno social. Natália Lúcia Petry complementou, dizendo que a maior parte de projetos para entidades que a Câmara aprovou não tem apelo social “tão forte”. “Na minha ótica, entidades que fazem trabalhos esportivos devem ser priorizadas e os projetos devem vir mais cedo a esta Casa”, comentou.

Para Afonso Piazera Neto, a discussão deveria anteceder a votação dos projetos, e os vereadores que não concordam com os repasses que votem contrários. “Quando o assunto é esporte, serei sempre favorável”, concluiu.

O projeto recebeu os dez votos possíveis e segue agora para sanção do Executivo.