Reunião debate projeto das sacolas verdes

Reunião Saco verde Gabinete Prefeito 020Aconteceu nesta quinta-feira (21/05), no gabinete do Prefeito Dieter Janssen, reunião com representantes da Câmara de Vereadores, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Fujama, para tratar do Projeto de Lei nº 41/2015, que dispõem que cada estabelecimento do comércio varejista do Município que entrega sacolas plásticas para acondicionamento de produtos comercializados fique obrigado a fornecer a seus clientes, pelo menos, 50% (cinquenta por cento) do total das unidades na cor verde.
O projeto foi retirado da pauta a pedido do CDL, para que a instituição pudesse discutir com o executivo a necessidade da lei. No encontro o presidente da Fujama, Leocádio Neves e Silva, explicou o teor da matéria e afirmou que não há ato punitivo. “Esta é uma legislação que vem somar ao programa Recicla Jaraguá. Não há punição, será uma ferramenta de fortalecimento da conscientização ecológica”, salientou Leocádio.

O prefeito Dieter Janssen comentou que a parceria com a CDL ajuda nos resultados positivos das ações do executivo. “Esta parceria vem dando resultados e vamos ampliar. Esta é mais uma oportunidade de parceria que vai dar certo”, enalteceu.

O vereador Pedro Garcia, que representou o legislativo na reunião, ressaltou que a importância desta lei é para a continuidade das ações que auxiliam na preservação do meio ambiente. “Temos que garantir essa continuidade. O tempo passa e nós não estaremos mais nas entidades que representamos. Esta legislação vem manter este trabalho”, argumentou.
O objetivo da CDL na reunião era ampliar o debate. O presidente da instituição lojista, Eduardo Schiewe disse não entender a necessidade de uma lei para a distribuição das sacolas verdes Enfatizou que não é contra qualquer legislação, mas que é preciso debater com os setores representativos. “Somos parceiros das ações e programas do executivo e continuaremos sendo. Entendemos que vem tem um grande trabalho de conscientização ambiental com o programa dos sacos verdes. As pessoas estão mais abertas fazer a separação e os resultados mostram isso. Foi criada a cultura, mas agora é preciso evoluir envolvendo todos os setores da sociedade”, considerou.
Schiewe sugeriu ainda que dentro deste projeto deveria criada regra aos fornecedores de sacolas plásticas, com um selo que referencie a reciclagem e, que esta sacola pudesse ser utilizada por um maior número de comércios.

Ficou decidido então que a CDL irá aprofundar os estudos na proposta de lei e que será apresentada emenda na matéria para apreciação pelos parlamentares. Após estas discussões realizada, o presidente da Fujama irá apresentar a legislação em plenária da CDL.