Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Reunião discute implantação de horto comunitário medicinal

COMPARTILHE

DSC03504Implantação em Jaraguá do Sul um horto comunitário de plantas medicinais. Este foi o tema de reunião, realizada na tarde de ontem 21, entre voluntárias da Pastoral da Saúde da Paróquia São Sebastião e o vereador Arlindo Rincos, na Câmara. A intenção é cultivar plantas medicinais, aromáticas e condimentares que colaborem na construção da política pública de fitoterapia e resgate de cultura popular.
Alecrim, carqueja, babosa, alcachofra, poejo, manjericão, cavalinha, são algumas das variedades que pretendem cultivar em uma área verde, cedida pelo município para o fim, através do projeto Germinar, desenvolvido pela Secretaria do Desenvolvimento Rural e Agricultura.O projeto surgiu da necessidade de conhecer mais as plantas medicinais utilizadas pelas famílias e de reuni-las em um único local que ofereceria segurança na produção e identificação das plantas medicinais, livres de agroquímicos, de animais e de elementos contaminadores.
Uma das mais entusiasmadas com a ideia é a coordenadora da pastoral, Rosa Welter que afirma, além da questão saúde, ainda mantém o espírito de cooperação. “ Mais do que colher uma planta, a gente quer colher esse trabalho de cooperação”, explicou. Através do projeto Germinar, a Prefeitura irá disponibilizar todo o material necessário para a implantação da horta, desde a estrutura (alambrado, casinha), além de ferramentas, orientação técnica, maquinário para a preparação de canteiros, adubação. Conforme o vereador, o espaço serve de fonte segura de multiplicação das plantas através de mudas. “Estas práticas são importantes ferramentas de divulgação deste trabalho de resgate do saber popular e integração com o conhecimento”, disse o parlamentar.