Rincos comenta reunião com o gerente regional dos correios

Sessão Ordinária e Audiência 113O vereador Arlindo Rincos utilizou o espaço da Palavra Livre, na sessão de terça-feira (19/05), para comentar a participação em uma reunião com Paulo de Oliveira, gerente regional dos Correios em Santa Catarina, para discutir ações que visem a melhoria na entrega de correspondências em Jaraguá do Sul.

Segundo Rincos, o gerente regional constatou que a empresa do município é realmente um dos maiores problemas do estado de Santa Catarina. “Isso é muito positivo porque todos têm o entendimento de que a cidade realmente está defasada nos serviços de entrega”, afirma. Arlindo conta que Paulo de Oliveira virá em breve para Jaraguá do Sul a fim de discutir as possíveis melhorias.

Umas das possibilidades para aprimorar os serviços prestados pelos Correios é a descentralização das entregas que diminuíram as filas e o tempo de atendimento. “Algumas pessoas aguardam até 3 horas por um atendimento na agência”, lamenta o vereador. A demora no processo de cadastramento e atualização de CEPs de novas ruas também é um problema que dificulta o trabalho dos carteiros. Conforme Arlindo, os registros podem levar até quatro anos para serem efetivados. “São 80 ruas novas que não recebem correspondências devido a demora nesse processo de cadastramento”, pontuou.

Arlindo Rincos destacou a falta de profissionais em Jaraguá do Sul contabilizando a falta de, pelo menos, 13 funcionários que façam as entregas. “São 42 mil correspondências para serem entregues diariamente e a capacidade de entrega atual é de 20 a 25 mil correspondências por dia”, lamenta. “Por isso nosso munícipe recebe correspondência com atraso”, explica. O vereador comenta a possibilidade da realização de um concurso público para atender essa demanda. “O gerente regional vê a possibilidade de um concurso regionalizado, que pode acontecer no segundo semestre desse ano”, informa. O concurso atenderia as cidades da região que tem problemas com a falta de carteiros para que em 2016 a situação estivesse regularizada.

As condições de trabalho dos carteiros também foram tratadas durante o encontro. O pedido de instalação do ar condicionado no centro de distribuição foi acatado e o aparelho será colocado ainda este ano para o próximo verão. Outra queixa recorrente era a existência de entulhos como bicicletas e motos velhas dentro do CD. “Foi pedido para que esses entulhos fossem retirados, o que tornaria o ambiente mais saudável”, acredita Rincos.

O vereador aproveitou para comentar ocorrências de buracos, bueiros abertos e falta limpeza de ruas da cidade. Segundo Arlindo Rincos, no bairro Braço do Ribeirão Cavalo existem muitas bocas de lobo abertas. “Há algum tempo os munícipes me cobram eu cobro do secretário responsável”, reclama. Arlindo apresentou fotos de algumas destas situações. Ele lembrou um pleito em que trabalha há cerca de um ano e meio na Rua João Ropelatto com relação a tubulação que está entupida. “Com qualquer chuva, a água invade o pátio das empresas próximas”, conta.