Rincos compara gastos da Prefeitura com os da Câmara

O vereador Arlindo Rincos buscou no TCE dados sobre os gastos do Executivo durante o mandato do prefeito de Jaraguá do Sul, Dieter Janssen. Segundo o parlamentar, em 2012 a Prefeitura teve uma despesa de 202 milhões e 539 mil reais com pagamento de funcionários. Em 2015 esse gasto subiu para R$ 259 milhões e 448 mil. Um aumento de quase 60 milhões.

O parlamentar ainda comparou esses números com os da Câmara de Vereadores. Em 2012, o Legislativo gastou com pessoal cerca de R$ 4 mi 805 mil. Em 2015, R$ 4 mi 838 mil.

“Os gastos do Legislativo, tão criticado por parte da imprensa, praticamente não teve aumento nesse tempo. Enquanto os do Executivo subiram consideravelmente. Nós sim buscamos economizar e preservar o dinheiro público. Com a saída do PMDB da Administração Municipal, espero que os gastos diminuam”, argumentou da tribuna da Câmara na sessão ordinária desta terça-feira, 5.

ASFALTO

Na mesma linha de raciocínio, Rincos cobrou a Prefeitura pelas más condições do asfalto em algumas vias da cidade indicando que os R$ 60 milhões poderiam ter sido usados para sanar essa situação. Ele trouxe fotos para mostrar buracos na BR-280. Segundo o vereador, a responsabilidade não é do município, mas lembrou que o Executivo sempre realizou essas obras.

“As Administrações anteriores sempre fizeram e o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) disse-me que a Prefeitura tem permissão para fazer”, ponderou.

Natália Petry protestou e disse que essas obras deveriam vir completas dos Governos Federal e Estadual.

“Se deixarmos que as obras sejam feitas desse jeito, fazendo o asfalto da via e não prevendo o acostamento, jogando-o para a Administração Municipal, vamos viver essa situação a vida inteira e isso é inconcebível”, argumentou a vereadora.

Rincos concordou com a parlamentar, mas disse que os munícipes cobram-no por essas coisas e que ele é responsável por trazer até a Casa esses apelos.

“Concordo com a senhora, mas também quero ver se as próximas ruas construídas pela Prefeitura virão completas desse jeito, com a ciclovia, acostamento, calçada, tudo completo”, questionou.

Mais fotos: https://goo.gl/wTCH18