Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Saúde do homem é tema na Câmara Municipal

COMPARTILHE

A vereadora Nina Santin Camello (PL) utilizou a palavra livre para manifestar a importância sobre o cuidado da saúde masculina e a prevenção ao câncer durante a sessão desta quinta-feira (28). A fala vem em meio à campanha do Novembro Azul, destinada à informação e conscientização sobre doenças com maior incidência entre os homens.

“Chegamos ao final do mês de novembro […] e eu pergunto: como é que estão os seus exames? Estão em dia?”, questionou a parlamentar. A ação para buscar atendimento médico, ainda que não haja sintomas de qualquer doença, foi o destaque da palavra livre de Camello. “Procurem os médicos, façam seus exames pois manter a saúde em dia hoje é o melhor remédio, a prevenção é o melhor remédio”, garantiu.

A vereadora também ressaltou que a conscientização não deve se destacar apenas ao câncer de próstata, mas a todas as outras doenças que também podem acometer os homens como, por exemplo, os cânceres de cólon, pulmão, mama masculino, pele e intestino.

Durante a sessão, o depoimento do munícipe Randal Gomes foi exibido, em que relata o seu tratamento contra o câncer de cólon – parte do intestino – na rede municipal de saúde e chama a atenção dos homens para derrubar o estigma existente em volta do tema. “Nesse processo de vivência, nós homens somos as vítimas mais silenciosas. Sabe por quê? Porque nós acreditamos que o câncer é um erro, que o câncer é uma culpa. E não é”, frisou.

O Novembro Azul é uma série de campanhas destinadas a conscientizar os homens a cuidarem da saúde que foi inspirada em uma ação iniciada em 2003, na Austrália.

Em Jaraguá do Sul, a Semana Municipal de Prevenção à Saúde do Homem é realizada a cada terceira semana do mês de novembro desde 2017, sendo aprovada pela Câmara Municipal por meio da lei nº 7.506/2017. Durante o período, ações e eventos educativos, culturais e sociais que abordem temas relacionados à prevenção da saúde do homem são promovidos, fazendo parte do Calendário Oficial de Eventos do Município.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa é de que haja 71 mil casos de câncer de próstata por ano durante o triênio 2023-2025, sendo o segundo câncer com maior incidência entre os homens, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma.

Entre os principais fatores de risco, estão o sobrepeso e a obesidade, a idade e o histórico da doença na família. A prevenção contra o câncer de próstata é feita por meio da manutenção da qualidade de vida e da saúde, atividades físicas frequentes, cuidado com o peso corporal, redução e abstenção no consumo de tabaco e bebidas alcoólicas e detecção precoce, que aumenta significativamente o sucesso no tratamento. Essas ações também auxiliam no combate e na prevenção contra outros tipos de câncer, assim como na conservação da saúde masculina.

Pular para o conteúdo