Secretário da ADR explica obras na rodovia SC-110

O secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul, Leonel Pradi Floriani, participou nessa quinta-feira, 19, da sessão ordinária da Câmara de Vereadores. O secretário foi convidado para esclarecer as ações do Estado na rodovia SC-110, em destaque, no trecho que liga Jaraguá ao município de Pomerode.

Floriani iniciou a conversa explicando os motivos pelos quais as obras na rodovia estão paralisadas. Segundo ele, o Departamento Estadual de Infraestrutura (DEINFRA) paralisou as atividades no local por conta do fim do contrato com a empresa que fazia a fiscalização da construção. O contrato terminou no dia primeiro de maio deste ano.

“Logo eu passei a tomar as providências para que essas obras tivessem maior celeridade, em razão do perigo que ela oferece aos motoristas. O DEINFRA nos atendeu e vai trazer uma equipe de fiscalização lá do sul do estado para que a gente possa terminar esse primeiro trecho”, relatou o secretário.

O intervalo da rodovia ao qual Floriani faz menção fica no caminho de Jaraguá do Sul a Pomerode e estende-se por 4,5 km. Conforme ele, esse trabalho pode ser concluído em até 30 dias úteis. O restante das obras na estrada será concluído em outro momento.

“No segundo trecho, temos uma série de problemas. Temos a necessidade de trabalhar com aterro, precisamos de barro de qualidade e isso demanda licenciamento ambiental. A empresa vai atrás disso, mas demora um pouco. Além disso temos que realocar os postes para que tenhamos espaços para os pedestres e ciclistas na via”, explicou sem dar previsão para o início dos trabalhos nesse trecho.

O vereador Eugênio Juraszek indagou a Floriani sobre a sinalização na via. Segundo Juraszek, as indicações de curva, lombadas e pintura das faixas no asfalto estão muito precárias. “Acho que o mínimo seria colocar cones para sinalizar que há obras no local”, solicitou.

SESSÃO 19-05 (19)

Floriani lembrou que cones e fitas de sinalização foram colocadas para indicar a realização de obras na rodovia, mas, conforme ele explica, esses acessórios foram retirados por algumas pessoas que passaram por ali. “Infelizmente as pessoas vandalizam os locais. Sinalizamos a via, mas foram lá e arrancaram os cones e faixas. Vamos fazer uma sinalização temporária ali para que possamos minimizar os riscos de acidente, mas nada garante que não vandalizem novamente”, lamentou o secretário.

O vereador Jeferson de Oliveira ainda pediu a Leonel que lombadas pudessem ser colocadas no trecho mais urbanizado da via. “Tem vários comércios e muita gente transitando na localidade. Acho que seria interessante acrescentar lombadas para que acidentes possam ser evitados”, ressaltou.

Mais fotos: https://goo.gl/cq39bT