Secretário da Defesa Civil vai gerir recursos

vereador Justino da Luz (PT)

Um projeto aprovado pela Câmara em turno único de votação, nesta terça-feira, 13, dá maior autonomia e responsabilidade ao secretário municipal da Defesa Civil. A proposta torna o titular ordenador das despesas do Fundo Especial da Secretaria Municipal de Defesa Civil, atribuição até então de competência da prefeita.

Trata-se de uma exigência do Ministério da Integração Nacional, acerca da necessidade de denominação do órgão de defesa civil como “Unidade Gestora do Orçamento”. O vereador Justino da Luz comentou que isto garantirá a melhor aplicação dos recursos e o acompanhamento por parte do cidadão e dos vereadores. Segundo ele, eram comuns casos de desvios de verbas destinadas a ações relacionadas à Defesa Civil pela ausência de órgão específico nos municípios.

Neste sentido, Ademar Possamai comentou que Jaraguá do Sul saiu na frente ao criar a secretaria.