Sinalização e permanência de caçambas de entulhos

vereador Jean Leutprecht (PCdoB)

Uma indicação aprovada ontem pelo plenário da Câmara requer que sejam tomados alguns cuidados com relação às caçambas fixas nas vias públicas, que recolhem entulhos. O primeiro pedido é para que a Prefeitura oriente as empresas exploradoras destes serviços a retirar as caçambas após a lotação da carga.

A outra solicitação é para que seja proibida a permanência das caçambas no período noturno em locais públicos, além da colocação de adesivos de identificação e refletivos. O propositor, vereador Jean Leutprecht, informou que mesmo de dias há caçambas que não são visíveis a certa distância, o que pode provocar acidentes. “É preciso que haja uma fiscalização mais efetiva. Tem caçambas cheias que permanecem no local”, disse.

Para ele, a identificação destas estruturas, com adesivos, minimizaria os problemas. O vereador Ademar Possamai elogiou a iniciativa e sugeriu, como outra medida, que as caçambas utilizem os cones, como se procede com os veículos.

Assentos nos postos de saúde

A disponibilização de mais assentos de espera nos postos de saúde foi outra indicação defendida na noite desta terça-feira, 28. A indicação, assinada pelo vereador Jaime Negherbon, foi aprovada e será encaminhada à Secretaria de Saúde. O propósito é humanizar os espaços e permitir um atendimento mais digno ao cidadão.

Outras indicações aprovadas na sessão

Do vereador Ademar Bras Winter:

Nº 367/2011 – “que a citada autoridade, através da secretaria municipal competente, providencie a recuperação da camada asfáltica, na rua de nº 1005 Albina Kogus Piazera, no bairro Barra do Rio Cerro.

Nº 371/2011 – “que a citada autoridade, através da secretaria municipal competente, evidencie estudos para rever a questão da interdição das casas da rua Professor Henrique Heise l, no bairro Rio da Luz.

Do vereador Amarildo Sarti:

Nº 366/2011 – que o Executivo Municipal, através da secretaria competente, determine providências no sentido de realizar estudos técnicos para efetivação da ligação das ruas nº 572 (José do Patrocínio) e nº 390 (Waldemar Rau), bairro Rau, ao lado do Colégio Julius Karsten.

Do vereador Jaime Negherbon:

Nº 368/2011 – “que citada autoridade, através da secretaria competente, determine providências no sentido de patrolar e macadamizar a rua Gemerson Rodrigo Silva, no bairro João Pessoa.”

Do vereador José Osório de Ávila:

Nº 373/2011 –        que citada autoridade, através da secretaria municipal competente, viabilize pavimentação asfáltica na rua  nº 1101 – Maria Helena dos Santos de Almeida, Loteamento Spreedemann, bairro João Pessoa.

Nº 374/2011 –        que citada autoridade, através da secretaria municipal competente, viabilize pavimentação asfáltica na rua nº 1102 – Julio Spreedemann, Loteamento Spredemann, bairro João Pessoa.

Nº 375/2011 –        que citada autoridade, através da secretaria municipal competente, viabilize pavimentação asfáltica na rua nº 1105 –  Airton Senna, Loteamento Spreedemann, bairro João Pessoa.

Nº 376/2011 –        que citada autoridade através da secretaria municipal competente viabilize pavimentação asfáltica na rua nº 1106 – 29 de Setembro, Loteamento Spreedemann, bairro João Pessoa.

Dos vereadores Ademar Bras Winter, Ademar Possamai, Afonso Piazera Neto, Amarildo Sarti, Francisco Valdecir Alves, Jaime Negherbon, Jean Carlo Leutprecht, José Osorio de Ávila, Justino Pereira da Luz, Lorival Dionísio Demathê e Natália Lúcia Petry

Nº 377/2011 –        “que citada autoridade, através da secretaria competente, providencie estudos no sentido de reimplantar a extensão da Escola de Ensino Médio Darci Frank Welk nas dependências da escola Maria Nilda Salai, no bairro Tifa Martins”.

Nº 378/2011 –        “que citada autoridade, através da secretaria competente, providencie estudos no sentido de implantar cursos pré-vestibular para atender os alunos do ensino médio”.

Nº 379/2011 –        “que citada autoridade, através da secretaria competente, viabilize a construção de um centro de educação infantil (creche), no bairro Centenário”.

Nº 380/2011 –        “que citada autoridade, através da secretaria competente, determine providencias no sentido de aumentar o temporizador para a passagem de pedestres do sinaleiro localizada no entroncamento das ruas 9 – 25 de Julho e 119 – Olivio Domingos Brugnago, no bairro Vila Nova”.

Nº 381/2011 –        “que citada autoridade, através da secretaria competente, providencie melhorias com implantação de parque infantil, na área de lazer localizada na rua 52 – Cabo Harry Hadlich, no centro da cidade”.