Sindicato da Saúde homenageia profissionais na Semana da Enfermagem

Os profissionais Marinaldo Rodrigues, Valli de Arruda e Gisele Seraphim foram homenageados pelo Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos em Serviços da Saúde de Joinville e Região na sessão desta quinta-feira, 12, na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul. Os enfermeiros, que atuam no município, foram congratulados pelos trabalhos realizados na área. O ato, autorizado pela presidência da Casa, ocorre em consonância à Semana da Enfermagem que ocorre de 12 a 20 de maio.

O diretor da subsede do Sindicato em Jaraguá do Sul, Almir Alexandre, discursou na tribuna do plenário e lembrou da história da profissão no mundo e no Brasil. Expôs a história da inglesa Florence Nightingale (a Dama da Lamparina), a primeira enfermeira e criadora da profissão.

“Ela trabalhou durante a Guerra da Criméia entre os anos de 1854 e 1856, desde pequena manifestou sua inclinação para o cuidado dos enfermos e, em 1860, criou a primeira escola de enfermagem do mundo no hospital São Thomás”, discorreu.

Almir ainda citou o fato de a enfermagem ser uma das profissões em que mais se adoece, segundo a Fundação Oswaldo Cruz, e pediu apoio político para enfrentar questões pelas quais a categoria clama.

“A enfermagem mantém-se como profissão de extraordinária importância nos campos econômico e social. O papel destes profissionais é essencial desde a prestação da assistência à população até a sua participação efetiva nas relações humanas”, concluiu Alexandre.

Perfil dos homenageados:

MARINALDO RODRIGUES

Marinaldo Acyr Rodrigues: natural de Ponta Grossa-PR, trabalha no Hospital e Maternidade Jaraguá, está na profissão desde 2001.

GISELE SERAPHIN

Gisele Seraphin: natural de Jaraguá do Sul, trabalha no Hospital e Maternidade São José, está na profissão desde 1989.

VALLI DE ARRUDA

Valli Schuermann de Arruda: natural de Marmeleiro-PR, trabalha no Hospital e Maternidade Jaraguá, está na profissão desde 1989.

Mais fotos: https://goo.gl/waLQph