Sociedade 25 de Julho recebe recursos públicos para reforma

Os vereadores aprovaram repasses para entidades na sessão da última terça-feira, 1º. A Sociedade 25 de Julho foi uma das contempladas. O projeto, aprovado em primeiro turno com a presença de representantes da diretoria da entidade, prevê repasse de R$ 50 mil.

vereador Jean Leutprecht (PCdoB)

A verba contribuirá com as obras de reforma da sede social, permitindo a compra de material de construção, hidráulico e elétrico, e para a execução de mão de obra.
Um projeto semelhante chegou a ser protocolado na Casa, mas foi restituído ao Executivo pela ação dos vereadores, uma vez que retirava recursos da Fundação de Esportes para a sociedade. Desta vez, a procedência do recurso é da Fundação Cultural, que o vereador Jean Leutprecht entende ser a correta pela finalidade.

No começo da semana, ele e o vereador Justino da Luz estiveram reunidos com dirigentes da sociedade. Eles explicaram que o repasse de R$ 50 mil corresponde a cerca de 20% do total de investimentos com as melhorias. Natália Lúcia Petry destacou a importância da sociedade na manutenção da cultura germânica. Ela parabenizou a entidade e a comunidade pelo trabalho realizado.

O vereador Afonso Piazera Neto informou que as obras são exigência dos Bombeiros Voluntários para prevenção de incêndios em todos os salões. “O 25 de Julho é um dos poucos salões que tem assoalho sobre molas. Isto deve se guardar para todo sempre como patrimônio histórico”, comentou.

Outros repasses aprovados

Rede Feminina de Combate ao Câncer

O valor total da subvenção social será de R$ 159.982,00 para a realização de exame preventivo de mama, preventivo/tratamento do colo de útero e assistência aos pacientes; realização de exames preventivos de colo de útero, com coleta de material; apalpação de mamas, com indicação para mamografia e/ou ecografia; doação de prótese artesanal com sutiã e prótese de silicone para pacientes mastectomizadas; empréstimos de próteses capilares para pacientes em tratamento quimioterápico; auxílio na compra de medicamentos para pacientes carentes;  auxílio na realização de exames de urgência para pacientes carentes; atendimento ambulatorial com tratamento de inflamação, cauterização, colonoscopia e retirada de colo uterino; atendimento psicológico individual e em grupo a pacientes portadoras de câncer; atendimento fisioterápico e massagem terapêutica para as pacientes mastectomizadas; e atendimento sócio-assistencial.

Clube de Desbravadores Verde Vale

Concessão de contribuição no valor de R$ 9.779,00 visando a participação do clube no Campori Histórico de 50 Anos, que tem por objeto o desenvolvimento de atividades contra drogas, violência, alcoolismo, cigarro, bullying e destruição da natureza, promovendo o crescimento físico, mental, social, espiritual e a integridade social de crianças e adolescentes com idade entre 10 a 15 anos.

Apae

A Câmara de Vereadores antecipa R$ 120.000,00 do seu orçamento para convênio do município com a Apae. O recurso é destinado a execução de programas de atendimento a pessoas com deficiência intelectual e ou múltipla, objetivando promover ações voltadas à educação especial, de forma à proporcionar-lhes atendimento conforme suas necessidades, possibilitando, assim, sua integração pessoal, social e intelectual.

Círculo Italiano de Jaraguá do Sul

Contribuição no valor de R$ 14.998,00 objetivando a execução do Projeto Círculo Italiano: 20 Anos de História, que teve o seu projeto cultural selecionado em concurso promovido pela Fundação Cultural de Jaraguá do Sul, visando estimular a prática e o desenvolvimento de atividades culturais em nosso Município.

Liga de Grupos Folclóricos Germânicos

Celebração de convênio para repasse de R$ 12 mil, que serão utilizados para execução do Programa Manutenção das Tradições Germânicas, visando a capacitação dos coordenadores dos grupos folclóricos, para que possam transmitir aos demais dançarinos novas danças folclóricas, fortalecendo, assim, a cultura germânica no município.
Clube de Canoagem Kentucky – Canoken

Contribuição no valor de R$ 18.740,00 para execução do Projeto Canoagem – Saúde, Esporte e Lazer, visando promover, além da prática desportiva, a conscientização ambiental nos cidadãos jaraguaenses, integrando benefícios ao lazer, saúde e meio ambiente.

O Clube de Canoagem Kentucky – Canoken apoia diversos segmentos da comunidade, realizando a limpeza dos rios em parceria com a FUJAMA, auxiliando a Defesa Civil no deslocamento de pessoas situadas em áreas alagáveis para locais seguros, promovendo a desobstrução dos pilares das pontes, entre outras ações de elevado interesse público.

Bombeiros Voluntários

Cooperação mútua entre o município de Jaraguá do Sul, o município de Corupá e os “Bombeiros Voluntários” para a operacionalização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU. Para execução do convênio, a subvenção autorizada é no valor de R$ 363.965,52, dos quais R$ 150.000,00 de recursos federais, R$ 189.031,92 de recursos próprios e R$ 24.933,60 oriundos do município de Corupá.