Campanha sobre dislexia nas escolas municipais

DSC09156O vereador José Osório de Ávila teve aprovado, nesta terça-feira, 5, requerimento em que propõe a realização de uma campanha de esclarecimento sobre o diagnóstico de dislexia na rede municipal de ensino. A proposição se faz acompanhar de uma minuta de projeto de lei a ser encaminhada ao Executivo, a quem compete a iniciativa.

A proposta é de que a campanha seja realizada todos os anos no primeiro semestre envolvendo ações educativas, de conscientização e esclarecimento sobre a dislexia. A doença se caracteriza pela dificuldade na área de leitura, escrita e soletração e inclusive pode afetar a memória, prejudicando, portanto, a aprendizagem.

Zé da Farmácia, que atua na área da saúde, destaca a importância do diagnóstico precoce. Com o tratamento adequado, explica, pode-se prevenir o distúrbio, normalmente confundido com preguiça ou má formação educacional.

No projeto, o parlamentar sugestiona a criação nas escolas de programas efetivos que envolvam equipes multidisciplinares para realizar uma avaliação precisa e que garanta o acompanhamento do profissional necessário.