Tombamento do Rio da Luz preocupa vereadores

O vereador Jaime Neghebon foi à tribuna nesta terça-feira, 10, criticar o tombamento histórico do bairro Rio da Luz. Segundo ele, o fato inclusive gerou a paralisação de obras no local por parte da Prefeitura, como a pavimentação que havia sido iniciada.

Lembrou que o local há muito tempo faz parte do perímetro urbano e que apresentou significativo crescimento. “Estou bastante preocupado porque os moradores daquela região não conseguem nem um alvará de habite-se para construir imóvel, ou colocar um ponto de comércio. Sem contar que está desvalorizando os imóveis. Preservação tem que existir, mas tem várias áreas que poderiam se desenvolver muito”, afirmou.

O vereador Jean Leutprecht, que por algum tempo presidiu o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) no município, colocou-se à disposição para futuras discussões que o assunto vai ensejar. “Não se pode prejudicar a toda uma comunidade por questões talvez pouco esclarecidas”, resumiu.

A vereadora Natália Lúcia Petry defendeu que as discussões iniciem pela Câmara de Vereadores. Citou requerimento de autoria do vereador Justino da Luz convidando a participar de sessão o representante do Executivo e do Instituto, aprovado ainda em 2011.