Trabalhadores dos Correios expõem reivindicações da categoria

Abrindo novamente espaço para os mais diversos de segmentos da sociedade, participou da sessão da Câmara da última quinta-feira, 29, o dirigente sindical Ricardo de Vieira e Silva. O convite foi feito pelo presidente Jaime Negherbon, preocupado com as condições de trabalho nos Correios, que levou a uma nova paralisação da categoria.

Silva lembrou que há dois anos os representantes do Sintec (Sindicato de Trabalhadores na Empresa de Correios e Telégrafos e Similares de Santa Catarina) estiveram na Câmara de Vereadores. Porém, de lá até agora, as reivindicações não foram atendidas.

“Os Correios sempre foram motivo de orgulho nacional sempre alcançou altos índices de confiança dos brasileiros. Infelizmente virou foco de corrupção”, afirmou o dirigente sindical, acrescentando que as questões políticas têm prevalecido na gestão da instituição, caso também do âmbito municipal.

“Os problemas de gestão dos Correios têm refletivo em péssimas condições de serviço. E em alguns municípios, caso de Jaraguá, a população torna-se vítima”, afirmou, relatando que os problemas vão desde o pagamento de contas em atraso, falta de funcionários para entrega e atendimento ao público, sucateamento dos materiais essenciais para a execução das atividades, como motos, bicicletas e veículos.

“São três anos sem contratações, isso acarreta uma enorme sobrecarga dos serviços. Muitos funcionários sofrem de doenças ocupacionais e o convênio médico e odontológico é uma verdadeira vergonha”, relatou Silva.

O dirigente pediu ajuda dos vereadores para que usem de sua influência política para acelerar a ocupação do prédio construído em anexo à atual unidade, “que já tem um ano de construção e por questões políticas até hoje se encontra inoperante”. Ele também pediu aos vereadores que intercedam junto à empresa para que tenha uma gestão com pessoas qualificadas, que brigue pelo interesse dos trabalhadores. “O principal responsável por este contingente de 31 trabalhadores em greve hoje em Jaraguá do Sul é o gerente e sua intransigência”.

O presidente Jaime Negherbon manifestou solidariedade à categoria, e cobrou a realização de concurso público para ampliação do quadro de funcionários. O vereador Justino da Luz também se pronunciou na defesa dos trabalhadores, assim como Jean Leutprecht, que sugeriu uma conversa entre vereadores e o gerente da unidade na busca de soluções.